filmeu

Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como missão que os estudantes adquiram conhecimentos no domínio da Psicologia da Educação. São apresentados modelos teóricos, metodologias de investigação e de intervenção e campos de atuação do psicólogo educacional. Trata-se de uma UC essencial no 1ºCiclo de formação em Psicologia, uma vez que permite aos estudantes a apresentação deste domínio específico das ciências psicológicas, que poderá ser aprofundado em ciclos de estudo posteriores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição da Psicologia da Educação:

    • Definição, especificidades e evolução histórica
    • As funções do Psicólogo Educacional em diferentes contextos educativos

    Enquadramento Concetual da Psicologia da Educação

    Investigação e intervenção em contextos educacionais

    • Metodologias de investigação e intervenção
    • Formação a agentes educativos
    • Psicologia vocacional e de desenvolvimento de carreira, ambientes favoráveis à aprendizagem e prevenção de conflitos escolares.

    A autorregulação da aprendizagem – Um referencial teórico de formação, avaliação e intervenção:

    • Modelos teóricos - fases, processos e dimensões (cognitiva, motivacional, comportamental)
    • Avaliação e intervenção em contextos específicos (e.g., resolução de problemas, escrita, ambientes tecnológicos)
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Reconhecer a relevância e definir o domínio da Psicologia da Educação

    OA2. Descrever e comparar teorias e modelos teóricos, assim como metodologias de investigação no âmbito da Psicologia da Educação

    OA3. Identificar diferentes contextos educativos e áreas de atuação do Psicólogo Educacional

    OA4. Analisar e formular projetos de formação e intervenção, no âmbito dos processos de ensino e de aprendizagem, discutindo as suas implicações em contextos educacionais, ao longo do ciclo de vida

    OA5. Desenvolver competências de reflexão crítica da literatura e uma atitude científica sobre os fenómenos psicológicos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem.

    OA6. Desenvolver competências interpessoais associadas ao trabalho em equipa, autorregulação da aprendizagem, comunicação oral e dinamização de grupos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem as momentos expositivos e discussões participadas. A exposição de conteúdos programáticos será complementada por métodos de tutoria de pesquisa e análise crítica de literatura empírica e de debate dos temas analisados. As aulas práticas implicam as seguintes metodologias: visualização de excertos de filmes e/ou documentários; análise de estudos de caso; preparação e treino de metodologias de formação, feedback do docente, apresentações orais do trabalho de grupo, atividades de discussão e feedback de entre pares. Adicionalmente, os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a autoavaliação da sua aprendizagem, envolvimento nas tarefas e desempenho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Duchesne, S., McMaugh, A., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology for learning and teaching. (7th ed.) Cengage Learning Australia.

     

    Merrel, K.W., Ervin, R.A., & Peacock, G.G. (2012). School psychology for the 21st century: Foundations and practices (2nd ed). New York: The Guilford Press.

     

    Nilson, L. B. (2013). Creating self-regulated learners: Strategies for strengthening students’ self-awareness and learning skills. Sterling, VA: Stylus.

     

    Santrock, J. W. (2020). Educational psychology (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.

     

    Seli, H. (2019). Motivation and Learning Strategies for College Success A Focus on Self-Regulated Learning (6th ed.). New York: Routledge

    .

    Slavin, Robert E (2017). Educational Psychology: Theory and Practice (12th ed). New York: Pearson.

     

    Veiga, F. (Org.). (2013). Psicologia da Educação: teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi.

     

    Woolfolk, A. (2020). Educational Psychology. (14th ed.). New York: Pearson.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios