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Disciplina Sociologia da Comunicação e do Consumo

  • Apresentação

    Apresentação

     

    A comunicação e o consumo são duas problemáticas distintas, mas complementares, que caracterizam a sociedade ocidental na contemporaneidade. Com a presente unidade curricular pretende-se promover o conhecimento destas duas temáticas, analisando o passado, o presente e as possíveis tendências para o futuro, enquanto fenómenos sociais. Privilegiar-se-á uma abordagem às questões sociológicas no contexto da comunicação e na esfera do consumo, dimensões relevantes naelucidação de diferentes domínios da vida societal actual. As aulas assentam na exposição, análise e discussão dos vários conteúdos programáticos, promovendo-se a interacção entre todos os intervenientes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos e modelos de comunicação;

    2. Os media e os suportes de comunicação;

    3. As marcas, as estratégias de comunicação e a publicidade;

    4. Consumo e estilos de vida;

    5. A sociedade de consumo;

    6. O consumo como fenómeno social;

    7. A globalização na ocidentalidade: desafios e implicações.

  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição e consolidação de diversos conhecimentos, capacidades e competências que potenciem a observação, a compreensão, a reflexão, a análise, a problematização e a discussão da comunicação e do consumo, enquanto fenómenos sociais e dimensões relevantes em diferentes domínios da vida societal, numa perspectiva sociológica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias  inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem passam pela ambivalência decorrente tanto da combinação de elementos teóricos e práticos como do trabalho individual com o de grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. New York: Harper Colophon.

    BRIGGS, A. & BURKE, P. (2002). A social history of the media. From Gutenberg to the internet. Cambridge: Polity Press.

    CAMPBELL, C. (1995). The sociology of consumption. In Daniel Miller (Org.). Acknowledging consumption: a review of new studies (pp. 96-126). London: Routledge.

    CASTELLS, M. (2009). Communication power. Oxford: University Press.

    KOTLER, P.; KARTAJAY, H. & SETIAWAN, I. (2017). Marketing 4.0.: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual.

    MCQUAIL, D. (2003). Teorias da comunicação de massa. Lisboa: Fundação Gulbenkian.

    RIBEIRO, R. (2010). Sociologia do consumo: aplicado ao marketing e à comunicação. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

    SANTOS, C. (2021). A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões. Comunicação Pública, 16 (30).

    STILLERMAN, J. (2015). The sociology of consumption: a global approach, Cambridge: Polity Press.

     

     

     

     

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