-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Sociologia da Educação visa proporcionar que os estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise sociológica dos contextos e dos processos educativos nas sociedades contemporâneas, através do desenvolvimento de capacidades e competências para:
- Contextualizar a emergência da Sociologia da Educação no tempo e no espaço;
- Conhecer abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas de Sociologia;
- Utilizar o pensamento sociológico, com base na reflexão crítica e analítica e no debate de ideias.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT45-2648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação
-
A construção social da importância da educação: precursores e fundadores
-
A escola como projeto de modernidade
- Processos de alfabetização e escolarização e a emergência da escola de massas
- Democratização da educação e desafios da nova ordem económica e social do pós-guerra
B. A dimensão social da educação
- Educação, coesão social, igualdade e democracia
- A educação em contextos formais e em contextos não formais
C. Acesso à educação e sucesso e insucesso escolar
- Mobilidade social e meritocracia: possibilidades e desafios
- Desigualdades de recursos e oportunidades, reprodução social e seleção: teorias explicativas
- Papel e relação da escola com as famílias e a comunidade
D. Evoluções e problemáticas recentes no campo da sociologia da educação
- O sentido e a função social do saber e da escola
- Desafios globais, regionais, nacionais e locais de educação
-
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Identificar quadros teóricos e conceitos estruturantes do campo da sociologia da educação;
- Adquirir capacidade de análise dos contextos educativos, tendo em conta as questões sociais e as condições políticas, económicas e culturais
- Compreender a relação entre a teoria sociológica e a aplicação prática no campo da educação
- Saber apresentar, oralmente e por escrito, ideias, argumentar e debater sobre a relação entre a educação e os processos de socialização, as instituições sociais e as oportunidades de mobilidade social.
- Problematizar o papel da educação no quadro dos processos de transformação e desafios das sociedades contemporâneas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas, que requerem a participação ativa dos estudantes, através de:
- Apresentação de sínteses de matéria dada;
- Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo
- Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos.
Análise conjunta das problemáticas educativas contemporâneas, com base na apresentação e discussão de textos, para:
- Fomentar a capacidade de interpretação e exposição, reflexão, análise crítica e debate das ideias
- Estimular a capacidade de identificar, caracterizar e problematizar fenómenos educativos, contextualizados e enquadrados no tempo e no espaço.
- Participação num evento científico - seminário, conferência, congresso ou Aula Aberta, na modalidade presencial ou virtual;
- Visita(s) de estudo..
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Althusser, L. (1999). Sobre a reprodução. Editora Vozes.
- Berger, P. e Luckman, T. (2004). A construção social da realidade. Um livro sobre a sociologia do conhecimento (2.ª ed.). Lisboa: Dinalivro.
- Bolívar, A. (2003). Como melhorar as escolas. Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições ASA.
- Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992[1970]). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A.
- Durkheim, E. (2007). Educação e sociedade. Lisboa: Edições 70.
- Giddens, A. (2000). Sociologia (9.ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Justino, D. et al. (2014). Atlas da Educação - Contextos Sociais e Locais do Sucesso e Insucesso. Portugal, 1991-2012. Lisboa: Cesnova.
- Ramalho, H. (2020). Meritocracia escolar e suas influências na condição de jovem dos alunos da escola pública portuguesa. Sociologia on line, 24, pp. 27-63.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não