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Disciplina Estágio Profissional / Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    O Relatório de Estágio (RE) representa o balanço final duma experiência profissional que permitiu ao estagiário adquirir e/ou reforçar competências. Trata-se, portanto, dum documento organizado de modo a tornar clara, para a/o Docente da UC de Estágio/Projeto que avaliará o documento, esta experiência profissional. O Projeto (P) visa possibilitar ao Discente o testar das suas capacidades para realizar, por si próprio, um trabalho de investigação.

    Vertente: Estágio Curricular - Elaboração da Proposta de Realização de Estágio Profissional e respetivo Relatório;

    Realização de um estágio profissional com uma duração total nunca inferior a 300 horas; RE até 20 páginas.

    Vertente: Projeto/Investigação - Elaboração da Proposta de Projeto / Investigação Realização e apresentação de um Trabalho de Investigação de cerca de 20 a 30 páginas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são compostos pelo acompanhamento tutorial dos alunos na realização dos Relatórios de Estágio, assim como dos Projetos. Serão também apresentados vários Seminários lecionados por profissionais do mercado de trabalho de acordo com o Cronograma da UC. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver competências técnico-profissionais relacionadas com as UC do Curso e adquirir saberes e aptidões face ao contacto da realidade profissional decorrentes do estágio. O Relatório de Estágio (RE), deve descrever as tarefas desenvolvidas durante o período de estágio. Os objetivos específicos são: - Aplicação de conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo da formação académica; - Facilitar a inserção profissional do futuro licenciado em Turismo no mercado de trabalho; - Ensaiar práticas ajustadas às necessidades do mercado de trabalho; - Avaliar o interesse e perfil do estagiário para o exercício de uma profissão em Turismo a sua disponibilidade para a execução de tarefas diferenciadas, consoante as áreas em causa; - Reforçar a IES com os partners do mercado de trabalho. Nota: O aluno pode optar por realizar um Projeto (P), no qual se abordam estratégias de desenvolvimento e valorização de todo o processo inerente à atividade turística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante o decorrer das aulas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em empresas do Turismo e da Hotelaria, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Quivy, R. e Campenhoudt, L. V. (1995-2005). Manual de Investigação em Ciências Sociais. 4.ª edição. Lisboa, Gradiva. Hilary, D. C., & Mckercher, B. (2015). Cultural tourism. Published Routledge . Ivanov, S. (2014). Hotel revenue management: From theory to practice . Zangador. Medlik, S., & Ingram, H. (2000). The business of hotels . Routledge. Pereira, A., Poupa, C. (2016). Como escrever uma Tese, monografia ou livro científico, usando o Word. 6ª edição. Edições Sílabo, Lisboa. Umbelino, J. e Dias, F. (2017) Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lisboa: Lidel

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