filmeu

Disciplina Turismo e Transportes

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma disciplina com uma forte componente de integração de conhecimentos, onde se conjugam e interligam várias abordagens substantivas e modelares que salientam a predominância do segmento dos transportes no todo constitutivo do produto turístico enquanto bem final colocado à disposição dos consumidores. O conhecimento prospectivo do papel futuro do progresso nos transportes no mercado turístico é igualmente objectivo desta disciplina. Pretende-se uma caracterização e análise a cada um dos meios de transporte em Portugal e Insular, abordando a dinâmica com o turismo e os destinos turísticos. Pretende-se dotar os discentes de critérios de análise e capacidades criativas no sentido de promoverem  uma interacção de sucesso entre os transportes e a oferta turística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução aos Sistemas de Transportes em turismo
    2. O Transporte Rodoviário: Caracterização, Análise, ligação à dinâmica do Turismo e perspectiva futura
    3. O Transporte Ferroviário: Caracterização, Análise, ligação à dinâmica do Turismo e perspectiva futura
    4. Os Transportes Marítimos e Fluviais: Caracterização, Análise, ligação à dinâmica do Turismo e perspectiva futura
      1. ¿¿Turismo de cruzeiros marítimos
      2. Turismo de Cruzeiros Fluviais
      3. Empresas marítimo-turísticas: observação da natureza, observação de cetáceos, pesca desportiva, oportunidades de negócio, etc.
      4. Práticas da aplicação do Turismo Acessível e Inclusivo
    5. ¿O Transporte Aéreo: Caracterização, Análise, ligação à dinâmica do Turismo e perspectiva futura
    6. Turismo Espacial: Caracterização, Análise, ligação à dinâmica do Turismo e perspectiva futura
  • Objetivos

    Objetivos

    Dominar a terminologia referente aos Sistemas de Transportes em Turismo.

    Reconhecer e identificar os mercados, as vias, os produtos e os recursos turísticos nacionais e outros de potencial a explorar, bem como as várias vertentes temáticas que promovem a sustentabilidade dos recursos turísticos portugueses.

    Entender a dinâmica do fenómeno turístico na sua relação com a operacionalidade dos transportes.

    No final do semestre os alunos deverão reconhecer e contextualizar a Oferta Turística que os Sistemas de Transportes proporcionam. Pretende-se que consigam analisar e definir estratégias que visem a criação de produto turístico alicerçado nas oportunidades e dinâmicas dos meios de transporte.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções:

    Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa".

    A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CAMILLERI, M.A. (2018). Travel Marketing, Tourism Economics and the Airline Product: An Introduction to Theory and Practice (Tourism, Hospitality and Event Management). Cham, Switzerland: Springer International Publishing.

    DILEEP, M. (2019). Tourism, transport and travel management. Routledge

    PAGE, S., & Connell, J. (2014). Transport and tourism. The Wiley Blackwell Companion to Tourism, 155-167.

    PAPATHEODOROU, A. (2021). A review of research into air transport and tourism: Launching the Annals of Tourism Research Curated Collection on Air Transport and Tourism. Annals of Tourism Research87, 103151.

    ROBINSON, P., Luck, M., & Smith, S. (2020). Tourism. CABI.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios