-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC pretende-se compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica; identificar e discutir os conceitos e terminologias básicas da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.; identificar as características específicas dos produtos/serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos;; compreender o processo de elaboração de um pacote turístico; analisar o modo como se comporta o consumidor em turismo e como este influencia o desempenho dos agentes de viagens e operadores turísticos; fornecer competências básicas no sistema de distribuição global – GDS Galileo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-22958
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A Distribuição Turística
- Estrutura da Distribuição Turística
- Funções das Agência de Viagens e Turismo e dos Operadores Turísticos
- Classificação das Agências de Viagens e Turismo
- Conceitos e terminologias
- O negócio dos Operadores Turísticos e das Agências de Viagens e Turismo
- As relações entre os Operadores Turísticos, as agências de viagens e o sistema turístico
- O comportamento do consumidor em Turismo
- Organização de viagens: Programação dos pacotes turísticos
- Fase de pesquisa
- Fase de planeamento
- Orçamentação
- Negociação com os fornecedores de serviços turísticos
- Global Distribution Systems (GDS)
- Principais GDS e funcionalidades dos sistemas
- Procedimentos de reservas de transporte aéreo
- Aprendizagem prática da utilização do GDS Galileo
- Availability
- Booking File – Campos obrigatórios da reserva
- Booking File – Campos opcionais da reserva
- Tarifas – Generalidades; Fare Quote, Fare Quote Best Buy
- A Distribuição Turística
-
Objetivos
Objetivos
- Conhecer o funcionamento das agências de viagens e dos operadores turísticos e a forma como se organizam;
- Identificar especificidades e condicionantes do trabalho de um agente de viagens e de um operador turístico numa época de globalização e pós-pandemia;
- Organizar, estruturar e coordenar a organização de viagens de grupos à medida das motivações dos clientes;
- Comercializar os pacotes e produtos turísticos distribuídos pelos operadores turísticos, proporcionando ao cliente uma informação correta e que revele um conhecimento profundo do que está a vender;
- Identificar as principais transformações que a pandemia trouxe para a distribuição turística;
- Compreender a importância das TIC aplicadas às agências de viagens;
- Adquirir competências nos GDS através do programa GALILEO.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do
contacto com os especialistas que desempenham funções em Agências de Viagens e Operadores Turísticos,
quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a
capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados
vários seminários temáticos e visitas de estudo.
Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para
resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2012). Gestão de agências de viagens e turismo. Lisboa: Lidel.
APAVT (2021). O valor economico da distribuição turística em Portugal, EY-Parthenon.
Zhong L., Sun S., Law R.& Li X. (2021). Tourism crisis management: evidence from COVID-19. Current Issues in Tourism, 24:19, 2671-2682, DOI: 10.1080/13683500.2021.1901866
Toubes, D.R.; Araújo Vila, N.; Fraiz Brea, J.A. (2021). Changes in Consumption Patterns and Tourist Promotion after the COVID-19 Pandemic. J. Theor. Appl. Electron. Commer. Res., 16, 1332-1352. https://doi.org/10.3390/jtaer16050075
Travelport (2017). Galileo for Travel Professionals - Using Travelport Smartpoint 6.0. Ed. Travelport.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não