filmeu

Disciplina Agências de Viagens e Operadores Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC pretende-se compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica; identificar e discutir os conceitos e terminologias básicas da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.; identificar as características específicas dos produtos/serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos;; compreender o processo de elaboração de um pacote turístico; analisar o modo como se comporta o consumidor em turismo e como este influencia o desempenho dos agentes de viagens e operadores turísticos; fornecer competências básicas no sistema de distribuição global – GDS Galileo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Distribuição Turística
      1. Estrutura da Distribuição Turística
      2. Funções das Agência de Viagens e Turismo e dos Operadores Turísticos
      3. Classificação das Agências de Viagens e Turismo
      4. Conceitos e terminologias

     

    1. O negócio dos Operadores Turísticos e das Agências de Viagens e Turismo
      1. As relações entre os Operadores Turísticos, as agências de viagens e o sistema turístico
      2. O comportamento do consumidor em Turismo
      3. Organização de viagens: Programação dos pacotes turísticos
        1. Fase de pesquisa
        2. Fase de planeamento
        3. Orçamentação
        4. Negociação com os fornecedores de serviços turísticos

     

    1. Global Distribution Systems (GDS)
      1. Principais GDS e funcionalidades dos sistemas
      2. Procedimentos de reservas de transporte aéreo

     

    1. Aprendizagem prática da utilização do GDS Galileo
      1. Availability
      2. Booking File – Campos obrigatórios da reserva
      3. Booking File – Campos opcionais da reserva
      4. Tarifas – Generalidades; Fare Quote, Fare Quote Best Buy
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer o funcionamento das agências de viagens e dos operadores turísticos e a forma como se organizam;

    - Identificar especificidades e condicionantes do trabalho de um agente de viagens e de um operador turístico numa época de globalização e pós-pandemia;

    - Organizar, estruturar e coordenar a organização de viagens de grupos à medida das motivações dos clientes;

    - Comercializar os pacotes e produtos turísticos distribuídos pelos operadores turísticos, proporcionando ao cliente uma informação correta e que revele um conhecimento profundo do que está a vender;

    - Identificar as principais transformações que a pandemia trouxe para a distribuição turística;

    - Compreender a importância das TIC aplicadas às agências de viagens;

    - Adquirir competências nos GDS através do programa GALILEO.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante o decorrer das aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do
    contacto com os especialistas que desempenham funções em Agências de Viagens e Operadores Turísticos,
    quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a
    capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados
    vários seminários temáticos e visitas de estudo.
    Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para
    resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2012). Gestão de agências de viagens e turismo. Lisboa: Lidel.
    APAVT (2021). O valor economico da distribuição turística em Portugal, EY-Parthenon.
    Zhong L., Sun S., Law R.& Li X. (2021). Tourism crisis management: evidence from COVID-19. Current Issues in Tourism, 24:19, 2671-2682, DOI: 10.1080/13683500.2021.1901866
    Toubes, D.R.; Araújo Vila, N.; Fraiz Brea, J.A. (2021). Changes in Consumption Patterns and Tourist Promotion after the COVID-19 Pandemic. J. Theor. Appl. Electron. Commer. Res., 16, 1332-1352. https://doi.org/10.3390/jtaer16050075
    Travelport (2017). Galileo for Travel Professionals - Using Travelport Smartpoint 6.0. Ed. Travelport.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios