filmeu

Disciplina Estratégia, Criatividade e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular visa apresentar problemas gerais do empreendedorismo e da inovação enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas, nos produtos turísticos e nos destinos; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, com foco na indústria do turismo; discutir a aplicação dos fundamentos de inovação à gestão de destinos e produtos turísticos; e perceber como empresas turísticas aplicam ideias inovadoras para oferecer soluções e aproveitar oportunidades. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.         Estratégia no turismo

    2.         Conceito e tipologias

    3.         Missão e objetivo

    4.         Necessidade e execução do Plano Estratégico

    5.         Ideias e oportunidades

    6.         Introdução à inovação e criatividade

    7.         Tipos de inovação

    8.         Gestão do turismo orientada à inovação e criatividade

    9.         Processo de inovação e criatividade no turismo

    10.        O ChatGPT e o turismo

  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimento e resolução de problematicas e criação de soluções nas areas de estratégia, criatividade e da inovação enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza.

     Caracterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas, nos produtos turísticos e nos destinos;

    destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras;

    sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora e criativa, com foco na indústria do turismo;

    discutir a aplicação dos fundamentos de inovação à gestão de destinos e produtos turísticos;

     perceber como empresas turísticas aplicam ideias inovadoras para oferecer soluções e aproveitar oportunidades. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos estão orientados à absorção de conhecimentos teóricos, bem como à aplicação prática dos mesmos. Desta forma, as aulas incluem, além da componente expositiva, uma componente de discussão com foco em novas estratégias, criatividade e inovação para o turismo, baseada em casos reais. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brandão F., Costa C., Breda Z., Costa R. (2020) Knowledge Creation and Transfer in Tourism Innovation Networks. In: Rocha Á., Abreu A., de Carvalho J., Liberato D., González E., Liberato P. (eds) Advances in Tourism, Technology and Smart Systems. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 171. Springer, Singapore

    Drucker, P. (2006). Innovation and Entrepreneurship, Harper Business

    Fayos-Solà, E., & Cooper, C. (2018). Conclusion: The Future of Tourism—Innovation for Inclusive Sustainable Development. The Future of Tourism, 325–337. doi:10.1007/978-3-319-89941-1_18 

    Hisrich, Peters, Shepherd (2017). Entrepreneurship, New York, McGraw-Hill Education.

    OCED (2006). Innovation and Growth in Tourism.

    Verreynne, M.-L., Williams, A. M., Ritchie, B. W., Gronum, S., & Betts, K. S. (2019). Innovation diversity and uncertainty in small and medium sized tourism firms. Tourism Management, 72, 257–269. doi:10.1016/j.tourman.2018.11.019 

    Wickham, P. (2006). Strategic Entrepreneurship 4th ed  

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios