filmeu

Disciplina Economia e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A Economia e Gestão é uma disciplina base na Medicina Veterinária e inclui as áreas de:

    a) gestão de empresas no contexto da produção animal e alimentos para animais, envolvendo as estruturas das organizações, formas de gestão dos recursos disponíveis (fatores de produção), como recursos humanos, económicos e ativos; e,

    b) ciências económicas associada aos bens intermediários e bens finais relativamente a função produção, função custos, receitas e mercados.

    Nessa disciplina serão estudadas as ferramentas de diagnóstico económico (orçamentos e balanços) e estratégias de melhorias.

    Ambas as áreas são abordadas na vertente da sociedade e seu bem-estar, manutenção do meio ambiente e biodiversidade, alterações climáticas e formas para a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa associada a produção animal. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A empresa agrícola no contexto da gestão. Conceitos, tipologias, atividades, objetivos e panoramas.

    2. Caracterização da empresa agrícola. Fatores de produção na perspetiva da economia e modos de produção, fornecedores e consumidores.

    3. Organização da informação financeira da empresa agrícola. Contabilidade, mapas contabilísticos, depreciações e amortização.

    4. A gestão da produção agrícola no contexto da produção. Combinações de insumos. Lei dos rendimentos marginais. Sustentabilidade económica.

    5. Caracterização da empresa agrícola relativamente aos custos. Tipos de custos, produto médio e produto marginal.

    6. Gestão de ativos físicos usados na produção animal. Ciclo de vida e gestão de manutenção.

    7. Gestão dos recursos naturais. Equilíbrio animal-solo e planta.

    8. Pontos críticos de controle na produção animal.

    9. Gestão para sustentabilidade ambiental. Alterações climáticas e mitigação de CO2.

    10. Gestão de produtos intermediários e produtos finais.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Adquirir conhecimentos sobre os conceitos e tipologia das empresas agrícolas e os seus objetivos, missões e valores. Identificar fases de criação de uma empresa e as suas atividades.

    2. Saber utilizar os instrumentos de gestão e economia para a sustentabilidade das empresas agrícolas;

    3. Adquirir conceitos relacionados com a eficiência da produção, utilização eficiente de equipamento e insumos, custos de produção, e inserção de melhorias.

    4. Apreender os conceitos e componentes envolvidos no equilíbrio e interação entre animal, solo e planta.

    5. Adquirir conhecimentos sobre os impactos ambientais resultantes das atividades agrícolas, para promover sistemas sustentáveis (redução das emissões de gases de efeito de estufa e proteção de recursos hídricos e solo).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem aulas teórica, teórico-prática (TP), trabalho de campo (TC) e seminários (S). O material de aula preparado pelos docentes, bem como artigos científicos serão disponibilizados (on-line) aos discentes no espaço da disciplina (Moodle), disponibilizada na plataforma institucional. Na componente TP e em grupos de 4-5 alunos, os discentes realizarão trabalhos de aulas (mini-testes), seguida de submissão (moodle), bem como o trabalho da componente prática (Balança Alimentar Portuguesa) e o trabalho de Campo (TC).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Porter, Michael E. Competitive strategy, The Free Press, New York, 1980. 396p. ISBN 0-684-84148-7.

    Samuelson, P., Nordhaus, W. (2017). Economics. (19 th Edition). Mcgraw-hill/ Interamericana. 702p. ISBN-13: 978-0-07-351129-0

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios