-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a compreensão e desenvolvimento de competências para a prática da animação como meio de expressão individual. Procura-se estimular a perceção e criação da imagem e movimento animados como ferramentas de investigação, para procura de uma linguagem própria.
Numa sociedade global cada vez mais dominada pela rapidez de propagação da imagem, se é essencial que o animador tenha capacidade para responder a solicitações externas, correspondendo a propostas que respondem às tendências estéticas do momento e/ou impostas por clientes, é fundamental entender a necessidade de uma expressão identitária, que se destaque pela sua originalidade. Nesse sentido, esta disciplina encoraja a procura e a experimentação, de modo a ajudar a construir uma ideia estética do movimento animado como meio de expressão de temáticas pessoais identitárias, que proponha alternativas ou responda criativamente aos sistemas dominantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 14
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2165-15905
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) A ideia:
- Estratégias para desenvolvimento de conceitos originais (narrativos ou abstractos);
- Definição da técnica e do aspecto visual como elementos resultantes e complementares ao conceito do projecto de animação (curta metragem, instalação, video-arte,...)
2) Pré-produção:
- O esboçar do conceito: da ideia ao story/moodboard;
- Composição da imagem, espaço e enquadramento;
- Pensar na animação e no movimento ("pose a pose" ou em "continuidade" - "straight ahead" - tal como identificado por Williams, ou ortodoxa ou experimental, como refere Wells)
- Montagem: O animatic, continuidade e definição de um ritmo visual próprio;
- Preparação e concepção do trabalho de sonoplastia.
3) Produção:
- Estratégias de produção e organização;
- Execução da animação;
- Sonoplastia e banda sonora (a solo ou em colaboração).
4) Exibição.
- Apresentação de projeto final e de relatório de produção
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular fará a síntese da aprendizagem concretizada nas disciplinas práticas do curso que decorrem em simultâneo. Com base nessa aprendizagem, os alunos desenvolverão um projeto original, cujo conceito justifique a escolha de uma ou a combinação de todas essas técnicas, para a realização de uma obra que revele uma perspetiva de autor perante o tema proposto.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir:
- desenvolvimento conceptual e apresentação de ideia(s) própria(s) perante uma audiência, utilizando dispositivos adequados
- planificação de storyboard
- concretização de animatic a partir do storyboard
- realização de curta-metragem de animação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estas aulas serão administradas presencialmente mas, quando necessário e apropriado, as aulas de tutoria poderão ser administradas através de video-conferência
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HAMES, P. (2008). The Cinema of Jan Svankmajer. London: Wallflower Press. (cota: AV/352-BC ULHT 33601).
LESLIE, E. (2002) Hollywood Flatlands: Animation, Critical Tehory and the Avant-garde. London: Verso.
PILLING, J. (1997). A Reader in Animation Studies. Sydney: John Libbey & Company. (cota: AV/408-BC ULHT 33645).
PILLING, J. (ed) (2012). Animating the unconscious : desire, sexuality and animation. London: Wallflower Press. (COTA: AV/830-BC ULHT 41305).
RICHARD, V. (1982). Norman McLaren, manipulator of movement : the national film board years, 1947-1967. Newark: University of Delaware Press.(cotaAV/643-BC ULHT 34622).
WELLS, P. (1998). Understanding Animation. New York: Routledge.
WELLS, P. (2002). Animation: Genre and Authorship. Londres: Wallflower.
WILLIAMS, R. (1991). The Animator's Survival Kit. London: Faber and Faber
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não