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Disciplina Métodos de Investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva II

  • Apresentação

    Apresentação

    Aprofundamento dos temas discutidos na UC de Métodos de Investigação em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva I

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Métodos e análise de dados em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 1.1 Descritivas, correlações, e fiabilidade de medidas 2. Validade 2.1. Tipos de validade e procedimentos estatísticos 2.2. Análise exploratória em componentes principais 2.3. Teoria de resposta ao item (Rasch) 3. Sensibilidade e especificidade 4. Tipos e desenhos de estudo 4.1. Estudos transversais 4.2. Estudos longitudinais prospetivos e retrospetivos 5. Condições intra- e entre-sujeitos 5.1. Significância clínica e o índice de mudança fiável 6. Testes de hipóteses 6.1. Análise de Variância 6.2. Regressão Linear 6.3. Interpretação e redação dos resultados 6.4. Generalização e replicabilidade 7. Divulgação científica

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como principal objetivo proporcionar competências ao nível do método científico, modelos de medição e análise de dados em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva. Especificamente, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências relacionadas com o estudo psicométrico de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos e a análise de dados para os principais tipos e desenhos de estudo em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva, bem como ao nível disseminação dos resultados por meio de artigo científico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo e demonstrativo. Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre o método científico integrado nos principais procedimentos estatísticos utilizados nesta área. O método expositivo será utilizado para explicar os fundamentos teóricos, ameaças à validade da investigação, principais tipos e desenhos de estudos nesta área. A metodologia de carater demonstrativo assumirá maior importância e será baseada nas principais metodologias de análise de dados. A avaliação tem por base o trabalho realizado em aula devendo resultar na redação de um relatório da análise de dados efetuada nas aulas. O Exame final tem a ponderação de 100%, incidindo nos conteúdos das aulas teóricas e práticas. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: APA. Field, A. (2017). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics (5th Ed.) London: Sage Publications Ltd. Kline, T. (2005). Psychological testing. A practical approach to design and evaluation. London: Sage Publications. Linacre, JM. (2002). Optimizing rating scale category effectiveness. Journal of Applied Measurement, 3, 85-106. Linacre, JM. (2013). A user´s guide to Winsteps Ministep– Rasch-model computer programs. Chicago: Winsteps Stevens, J.P. (2016). Applied multivariate statistics for the social sciences (6th Ed.). London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc. Tabachnick, B. G. & Fidel, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics (6th Ed.). Boston: Pearson. Wilson, M. (2004). Constructing measures: A item response modelling approach. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.

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