-
Apresentação
Apresentação
As recomendações nacionais e internacionais sobre a formação especializada apontam para a ideia de que os futuros docentes devem aprender a lidar com a crescente heterogeneidade da população escolar.
A educação inclusiva procura responder à diversidade dos alunos, promover a participação de todos no currículo da escola regular. Não é sobre a resposta dos professores especiais às necessidades de alunos especiais, no contexto da escola regular, não é apenas colocar alunos com deficiências na sala de aula com seus pares ditos normais. É, acima de tudo, sobre como educamos os alunos, sobre aprender a viver em conjunto, em todos os contextos sociais.
A presente Unidade envolve que os docentes especializados aprendam a respeitar as diferenças, a compreender as questões da igualdade, da equidade, da cooperação, envolve a capacidade de promover a diferenciação pedagógica, as adaptações e modificações curriculares que respondam às necessidades específicas de todos os alunos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT456-22232
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Dimensão conceptual
Aprendizagem e diversidade
Aprendizagem cooperativa e inclusão
Bases teóricas da diferenciação pedagógica e da aprendizagem cooperativa.
Perspetiva da interdependência social (Lewin, Deutch, Johnson)
Perspetiva construtivista e sócio-construtivista (Piaget, Vygotsky)
Perspetiva social comportamental (Skinner, Bandura, Slavin)
Transição ecológica, reciprocidade interactiva e equilíbrio de poderes.
Gestão de conflitos e contextos sociais de aprendizagem.
- Dimensão metodológica
Estruturas cooperativas e modificações e alterações curriculares. Dimensão estrutural e dimensão dos conteúdos.
Planificação e organização de actividades cooperativas de aconselhamento e diferenciação pedagógica.
Avaliação, avaliação de processo e avaliação de produto.
Avaliação, interdependência positiva e responsabilidade individual.
Inclusão, heterogeneidade, aprendizagem cooperativa e resolução de conflitos.
A escola inclusiva como organização de gestão positiva de conflitos.
-
Objetivos
Objetivos
- Explicitar os quadros conceptuais referentes à inclusão, diferenciação e adaptações curriculares.
- Dominar a aplicação de técnicas de aprendizagem cooperativa.
- Mostrar e promover uma atitude positiva face à diferença, potenciadora do desenvolvimento de práticas educativas inclusivas.
- Evidenciar competências inerentes à gestão de estratégias de aprendizagem facilitadoras da aprendizagem dos alunos com NEE.
-Implementar técnicas de aconselhamento e diferenciação pedagógica em diferentes contextos.
-Encontrar, no contexto de redes de suporte social, as respostas mais adequadas aos alunos com necessidades do foro motor e cognitivo tendo como referência a legislação em vigor
- Planear atividades de aprendizagem em contexto escolar, apoiando os docentes na introdução das adaptações curriculares que melhor respondam aos alunos com problemas cognitivos ou motores.
- Elaborar Planos e Programas de intervenção tendo presente a organização multidisciplinar e transdisciplinar dos serviços.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na Unidade são fundamentalmente utilizadas as metodologias de aprendizagem cooperativa
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leitão, F. (2023). Os conflitos em contexto escolar. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Leitão, F., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Barr, J. e Bracchitta, K. (2015). Attitudes Toward Individuals with Disabilities: The Effects of Contact with Different Disability Types. Curr Psychol, 34, 223–238.
Biglan, A. (2015). The Nurture effects. Oakland: New Harbinger Publications.
Flatt-Fultz, E.; Phillips, L. (2012). Empowerment training and direct support professionals’ attitudes about individuals with intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disabilities, 16, 119 –125.
Leitão, F. (2010). Valores Educativos, Cooperação e Inclusão. Salamanca: Luso-Española de Ediciones.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não