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Disciplina Estratégias de Aprendizagem e Educação Inclusiva

  • Apresentação

    Apresentação

    As recomendações nacionais e internacionais sobre a formação especializada apontam para a ideia de que os futuros docentes devem aprender a lidar com a crescente heterogeneidade da população escolar.

    A educação inclusiva procura responder à diversidade dos alunos, promover a participação de todos no currículo da escola regular. Não é sobre a resposta dos professores especiais às necessidades de alunos especiais, no contexto da escola regular, não é apenas colocar alunos com deficiências na sala de aula com seus pares ditos normais. É, acima de tudo, sobre como educamos os alunos, sobre aprender a viver em conjunto, em todos os contextos sociais.

    A presente Unidade envolve que os docentes especializados aprendam a respeitar as diferenças, a compreender as questões da igualdade, da equidade, da cooperação, envolve a capacidade de promover a diferenciação pedagógica, as adaptações e modificações curriculares que respondam às necessidades específicas de todos os alunos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Dimensão conceptual

    Aprendizagem e diversidade

    Aprendizagem cooperativa e inclusão

    Bases teóricas da diferenciação pedagógica e da aprendizagem cooperativa.

    Perspetiva da interdependência social (Lewin, Deutch, Johnson)

    Perspetiva construtivista e sócio-construtivista (Piaget, Vygotsky)

    Perspetiva social comportamental (Skinner, Bandura, Slavin)

    Transição ecológica, reciprocidade interactiva e equilíbrio de poderes.

    Gestão de conflitos e contextos sociais de aprendizagem.

    1. Dimensão metodológica

    Estruturas cooperativas e modificações e alterações curriculares. Dimensão estrutural e dimensão dos conteúdos.

    Planificação e organização de actividades cooperativas de aconselhamento e diferenciação pedagógica.

    Avaliação, avaliação de processo e avaliação de produto.

    Avaliação, interdependência positiva e responsabilidade individual.

    Inclusão, heterogeneidade, aprendizagem cooperativa e resolução de conflitos.

    A escola inclusiva como organização de gestão positiva de conflitos.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Explicitar os quadros conceptuais referentes à inclusão, diferenciação e adaptações curriculares.

    - Dominar a aplicação de técnicas de aprendizagem cooperativa.

    - Mostrar e promover uma atitude positiva face à diferença, potenciadora do desenvolvimento de práticas educativas inclusivas.

    - Evidenciar competências inerentes à gestão de estratégias de aprendizagem facilitadoras da aprendizagem dos alunos com NEE.

    -Implementar técnicas de aconselhamento e diferenciação pedagógica em diferentes contextos.

    -Encontrar, no contexto de redes de suporte social, as respostas mais adequadas aos alunos com necessidades do foro motor e cognitivo tendo como referência a legislação em vigor

    - Planear atividades de aprendizagem em contexto escolar, apoiando os docentes na introdução das adaptações curriculares que melhor respondam aos alunos com problemas cognitivos ou motores.

    - Elaborar Planos e Programas de intervenção tendo presente a organização multidisciplinar e transdisciplinar dos serviços.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Leitão, F. (2023). Os conflitos em contexto escolar. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Leitão, F., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Barr, J. e Bracchitta, K. (2015). Attitudes Toward Individuals with Disabilities: The Effects of Contact with Different Disability Types. Curr Psychol, 34, 223–238.

    Biglan, A. (2015). The Nurture effects. Oakland: New Harbinger Publications.

    Flatt-Fultz, E.; Phillips, L. (2012). Empowerment training and direct support professionals’ attitudes about individuals with intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disabilities, 16, 119 –125.

    Leitão, F. (2010). Valores Educativos, Cooperação e Inclusão. Salamanca: Luso-Española de Ediciones.

     

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