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Disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Cabe à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem a missão de indagar a história do desenvolvimento de um adulto, acompanhando as sucessivas e progressivas alterações desde o momento em que fomos concebidos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos:

    1. Princípios gerais do desenvolvimento

    2. Características do desenvolvimento

         2.1. Desenvolvimento cerebral

         2.2. Desenvolvimento cognitivo

         2.3.Desenvolvimento sócio-emocional

    3. Aquisição e desenvolvimento da linguagem

    4. Desenvolvimento e aprendizagem

    5. Paradigmas nas teorias de aprendizagem

        5.1.Behaviorismo e suas características

        5.2.Gestaltismo e cognitivismo e suas características

     6. Teorias de aprendizagens

         6.1. Modelo behaviourista Condicionamento operante Teoria de aprendizagem social

         6.2. Modelo cognitivo

                Construtivismo de Piaget

                Formação de conceitos de Bruner

                Aprendizagem significativa de Ausubel

               Teoria de processamento de informação – perceção e atenção, memória e recuperação

    7. Modelos de aprendizagem centrados no aluno

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

    - Compreender os princípios que regem o desenvolvimento geral.

    - Abordar as funções ao nível cognitivo, sócio-emocional e da linguagem.

    - Compreender os fenómenos de aprendizagem nos diferentes contextos situacionais.

    - Evidenciar conhecimentos-chave para a compreensão dos processos de aprendizagem.

    - Entender o papel da atenção, da atenção seletiva e dos vários tipos de memória no processamento da informação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A centralidade do professor há muito que está posta em causa, sobretudo ao nível do Ensino Superior.

    O objetivo de todo o ensino é que o aluno aprenda. Por isso, a metodologia prevê uma forte atividade e

    intervenção do aluno convidado a preparar, expor, discutir os temas tratados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, V., Northam, E., Wrennall, J. (2016). Developmental neuropsychology: A clinical approach (Brain, Behavior and Cognition). NY: Routledge.

    Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed.). NY: Psychology Press.

    Giordan, A. (2007). Aprender. Lisboa: Ins. Piaget.

    Harley, T.A. (2013). The Psychology of Language: From Data to Theory (4th Ed.). Psychology Press.

    Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.)

    Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d’Água.

    Sousa, Ó. (2012). Aprender e Ensinar: significados e mediações. In Teodoro, A. & Vasconcelos, M. L. (org.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária. S. Paulo: Ed. Mackenzie; Cortez. 

    Sternberg, R.J., Sternberg, K., Mio, J. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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