filmeu

Disciplina Cultura no Fluxo das Ideias

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva cultural na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Contextualização no âmbito de significados Intrínsecos e Extrínsecos. Perspetivas Objetivas e Subjetivas
    2. Texto e Imagem no âmbito do Intertexto, Metatexto e Hipertema, como elementos de significação e referência
    3. Interpretação e produção de imagens no âmbito do Estilema, do Estilo, e Autorreferência ao autor
    4. Simbolismo Narrativo no âmbito de processos descritivos - enumeração de caraterísticas, explicativo - demonstração de funcionalidade, e imaginativo - para além das caraterísticas descritivas e funcionais
    5. Sequências Semânticas no âmbito da Assonância, através da repetição do "item" ou dos seus elementos que conectam a narrativa, e do Enigma, através da descrição ambígua com o objetivo de descodificação e identificação.
    6. Utopias no âmbito de enquadramentos utópicos, distópicos e ucrónicos, contextualizados em processos de obediências/desobediência, entropia e caos.
    7. Efeito cascata no âmbito da invenção e das ideias.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão identificar e compreender:

    • Narrativas mestras, narrativas locais, sobreposição e entrosamento de narrativas;
    • Conceitos de constelação social, cultural, politica, e civilizacional;
    • Dinâmicas de inclusão, exclusão e fusão de civilizações, no âmbito dos valores, costumes e hábitos;
    • Dinâmicas de interação cultural;
    • Processos de restauração e regresso à normalidade, no âmbito das narrativas culturais;
    • Dinâmicas de criação de identidade através de processos de alteridade cultural
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Múltiplas perspectivas referenciais de investigação prática e teórica por via de leituras, visionamento e acesso a arquivos de imagem parada e em movimento.

    Forte relação entre a prática do design e a arte por via de uma visão expandida de ambas.

    Forte relação entre acções práticas e teóricas multidirecionais por via de exercícios e investigação individual e em grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Peterson, J., (2019), Mapas do Sentido - A arquitetura da crença, Alfragide: Lua de Papel
    2. Thuan, T., (2020), A Vertigem do Cosmos - Uma breve história do Céu, Lisboa: Temas e Debates
    3. Rutherford, A., (2019), Uma Breve História de Todas as Pessoas que já Viveram, Porto Salvo: Desassossego
    4. Diamond, J., (2019), Como se Renovam as Nações - Crises, escolha e mudança, Lisboa: Temas e Debates
    5. Chown, M., (2020), O infinito na palma da sua mão, Amadora: Vogais

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios