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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva procedimental na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT669-17751
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Perspetiva Teórica: processo - centrifugo | centrípeto, convergência, singularidade, agregação | dispersão
2. Noção de Polaridade no âmbito da valência e da tensão de dois elementos que se opõem (ex. Eufórico/Disfórico, Sincronia/Diacronia, Ação/Inação, Policromia/Monocromia)
3. Processos de Transformação e Transição no âmbito de uma alteração ou de uma modificação que dá lugar a uma nova forma (ex. Metamorfose e Trajeto)
4. Relações Transitivas no âmbito de conjuntos de elementos que se sucedem em encadeamento lógico.
5. Correlações Positivas e Negativas, em que o aumento de uma variável implica o aumento da outra, versus o aumento de uma variável implica a diminuição da outra.
6. Heurísticas: da ancoragem, da disponibilidade, da representatividade, e da simulação.
7. Probabilidades Progressivas e Inversas no âmbito da imagem e de um produto (construção e desconstrução /prospetiva e retrospetiva)
8. Condições de Relação: Condição Ausente, Necessária e Suficiente
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Objetivos
Objetivos
- Desenvolvimento de competências no âmbito Dedutivo, Indutivo e Abdutivo.
- Dinâmicas de aprendizagem no contexto de relações causa-efeito, e de implicação lógica.
- Compreensão da dimensão e causalidade. Inferência/referências, e axiomas/teorema.
- Domínio de mecanismos de Inferência: conhecimento, hipóteses, modelo causal, implicações testáveis, quesitos, o que se estima, dados e estimativas.
- Desenvolvimento de compreensão sistémica, pensamento sistémico, perspetiva alargada, dinâmica dos sistemas, e reconhecimento do padrão.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de "Ciclo Criativo" que os processos oferecem, e que se resume a num ciclo de quatro momentos criativos, traduzidos na capacidade de identificar textos pertinentes, na capacidade de retirar e formular abstrações, na capacidade de observar e refletir sobre realidades objetivas através das abstrações, e por fim na capacidade em completar o ciclo, criando novos "objetos".
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Rosling, H., Rosling, O., Rönnlund, A., (2019), Factfulness - Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo ¿ e porque as coisas estão melhor do que pensamos, Lisboa: Temas e Debates
2. Ferguson, N., (2018), A Praça e a Torre - Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global, Lisboa: Temas e Debates
3. Cheng, E., (2020), A Arte da Lógica num Mundo Ilógico - Como dar sentido a um mundo que não o tem, Lisboa: Temas e Debates
4. Johnson, S., (2011), As ideias que mudaram o mundo, Lisboa: Clube do Autor
5. Harford, T., (2020), O que os números escondem, Lisboa: Objectiva
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não