filmeu

Disciplina Processos na Aquisição de Conhecimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva procedimental na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perspetiva Teórica: processo - centrifugo | centrípeto, convergência, singularidade, agregação | dispersão

    2. Noção de Polaridade no âmbito da valência e da tensão de dois elementos que se opõem (ex. Eufórico/Disfórico, Sincronia/Diacronia, Ação/Inação, Policromia/Monocromia)

    3. Processos de Transformação e Transição no âmbito de uma alteração ou de uma modificação que dá lugar a uma nova forma (ex. Metamorfose e Trajeto)

    4. Relações Transitivas no âmbito de conjuntos de elementos que se sucedem em encadeamento lógico.

    5. Correlações Positivas e Negativas, em que o aumento de uma variável implica o aumento da outra, versus o aumento de uma variável implica a diminuição da outra.

    6. Heurísticas: da ancoragem, da disponibilidade, da representatividade, e da simulação.

    7. Probabilidades Progressivas e Inversas no âmbito da imagem e de um produto (construção e desconstrução /prospetiva e retrospetiva)

    8. Condições de Relação: Condição Ausente, Necessária e Suficiente

  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolvimento de competências no âmbito Dedutivo, Indutivo e Abdutivo.
    • Dinâmicas de aprendizagem no contexto de relações causa-efeito, e de implicação lógica.
    • Compreensão da dimensão e causalidade. Inferência/referências, e axiomas/teorema.
    • Domínio de mecanismos de Inferência: conhecimento, hipóteses, modelo causal, implicações testáveis, quesitos, o que se estima, dados e estimativas.
    • Desenvolvimento de compreensão sistémica, pensamento sistémico, perspetiva alargada, dinâmica dos sistemas, e reconhecimento do padrão.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de "Ciclo Criativo" que os processos oferecem, e que se resume a num ciclo de quatro momentos criativos, traduzidos na capacidade de identificar textos pertinentes, na capacidade de retirar e formular abstrações, na capacidade de observar e refletir sobre realidades objetivas através das abstrações, e por fim na capacidade em completar o ciclo, criando novos "objetos".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Rosling, H., Rosling, O., Rönnlund, A., (2019), Factfulness - Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo ¿ e porque as coisas estão melhor do que pensamos, Lisboa: Temas e Debates

    2. Ferguson, N., (2018), A Praça e a Torre - Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global, Lisboa: Temas e Debates

    3. Cheng, E., (2020), A Arte da Lógica num Mundo Ilógico - Como dar sentido a um mundo que não o tem, Lisboa: Temas e Debates

    4. Johnson, S., (2011), As ideias que mudaram o mundo, Lisboa: Clube do Autor

    5. Harford, T., (2020), O que os números escondem, Lisboa: Objectiva

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios