-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva experimental na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-17752
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Tipologias de associação, no âmbito da semelhança, contraste, contiguidade e frequência.
2. Avaliações de similaridade, no âmbito da direccionalidade e assimetria da similaridade (distanciamento físico e comparação de alternativas).
3. Presença de referimentos, no âmbito do presente, passado e futuro.
4. Simbolismo cronológico no âmbito de elementos conceptuais ou situacionistas.
5. Conteúdo plausível no âmbito da convicção casual, engramas, concatenação causal e chave de acesso.
6. Processos de comunicação no âmbito das informações, objetivos e atuações.
7. Cognição, no âmbito da progressão cognitiva, estabilização cognitiva e recessão cognitiva.
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolvimento de competências na identificação: de padrões e dependências observáveis na informação, implicações testáveis entre elementos, relações e ausência de relações, relações de dependência ou de independência.
- Perceção da noção de dimensão de amostra e de proporções medidas.
- Desenvolvimento de práticas de associação entre variáveis por correlação (simples e múltipla) ou regressão (simples).
- Desenvolvimento de raciocínios de inferência e referência, e prospetivos e retrospetivos.
- Compreensão de lógicas conectivas e lógicas de combinação.
- Fomentar formas de exploração: exploração intensiva (refinamento) e exploração extensiva (alternativas).
- Domínio de processos de ascendência e descendência.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.
O modelo de ensino é baseado numa prática pedagogica ativa e dinâmica, i.e., permite explorar a capacidade criativa quando sujeita a estímulos conceptuais e simultaneamente explorar o resultado em confronto com o resultado do(s) "outro(s)".
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Pasternak, C., (2009), O que nos torna humanos?, Lisboa: Texto e Grafia
2. Damásio, A., (2020), Sentir & Saber - A caminho da consciência, Lisboa: Temas e Debates
3. Lewis, M., (2017), Projeto Refazer, Alfragide: Lua de Papel
4. Shaw, Julia., (2016), A Ilusão da Memória. Lisboa: Temas e Debates
5. Kahneman, D., (2012), Pensar depressa e devagar. Lisboa: Temas e Debates
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não