filmeu

Disciplina Experiência da Imagem na Aquisição de Conhecimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva experimental na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Tipologias de associação, no âmbito da semelhança, contraste, contiguidade e frequência.

    2. Avaliações de similaridade, no âmbito da direccionalidade e assimetria da similaridade (distanciamento físico e comparação de alternativas).

    3. Presença de referimentos, no âmbito do presente, passado e futuro.

    4. Simbolismo cronológico no âmbito de elementos conceptuais ou situacionistas.

    5. Conteúdo plausível no âmbito da convicção casual, engramas, concatenação causal e chave de acesso.

    6. Processos de comunicação no âmbito das informações, objetivos e atuações.

    7. Cognição, no âmbito da progressão cognitiva, estabilização cognitiva e recessão cognitiva.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolvimento de competências na identificação: de padrões e dependências observáveis na informação, implicações testáveis entre elementos, relações e ausência de relações, relações de dependência ou de independência.
    • Perceção da noção de dimensão de amostra e de proporções medidas.
    • Desenvolvimento de práticas de associação entre variáveis por correlação (simples e múltipla) ou regressão (simples).
    • Desenvolvimento de raciocínios de inferência e referência, e prospetivos e retrospetivos.
    • Compreensão de lógicas conectivas e lógicas de combinação.
    • Fomentar formas de exploração: exploração intensiva (refinamento) e exploração extensiva (alternativas).
    • Domínio de processos de ascendência e descendência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.
    O modelo de ensino é baseado numa prática pedagogica ativa e dinâmica, i.e., permite explorar a capacidade criativa quando sujeita a estímulos conceptuais e simultaneamente explorar o resultado em confronto com o resultado do(s) "outro(s)".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Pasternak, C., (2009), O que nos torna humanos?, Lisboa: Texto e Grafia

    2. Damásio, A., (2020), Sentir & Saber - A caminho da consciência, Lisboa: Temas e Debates

    3. Lewis, M., (2017), Projeto Refazer, Alfragide: Lua de Papel

    4. Shaw, Julia., (2016), A Ilusão da Memória. Lisboa: Temas e Debates

    5. Kahneman, D., (2012), Pensar depressa e devagar. Lisboa: Temas e Debates

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios