filmeu

Disciplina Ciência no Fluxo das Ideias

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva científica na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A neurologia na construção de conceitos de design. A construção mental do mundo físico: estruturas, funções e relações.
    2. A antropologia na construção de conceitos de design. O papel do objeto (e da tecnologia) na evolução humana: adaptações físicas, mentais e sociais.
    3. A paleobiologia na construção de conceitos de design. Processos relacionados com a seleção natural: paralelismos com o Projeto de Design.
    4. A genética e a memética na construção de conceitos de design: a evolução genética do arquétipo cultural.
    5. As bases ecológicas da cultura. Adaptação genética vs adaptação tecnológica e cultural.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Entender a diferença entre informações, objetivos e atuações no projeto de design. Entender características próprias do conhecimento científico (e relação/distinção com o conhecimento logístico, cultural e experimental), assim como o seu papel na toma de decisões no âmbito do projeto, da orientação e comunicação conceptual.
    2. Identificar e entender proposições ou axiomas de caráter científico e construir deduções lógicas capazes de inspirar e informar ações de projeto na forma de referentes conceptuais.
    3. Identificar campos epistemológicos relevantes para a direção e comunicação das ações de projeto. Desconstruir o objeto e a sua comunicação desde uma perspetiva antropológica (física, mental e social), ecológica (relação entre indivíduos, grupos e meio ambiente), evolutiva (genética e memética), etc.
    4. Desenvolver uma narrativa que inclua o conhecimento científico ao nível das informações relevantes para o projeto, definição dos seus objetivos, e legitimação das atuações.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de "Ciclo Criativo" que os processos oferecem, e que se resume a num ciclo de quatro momentos criativos, traduzidos na capacidade de identificar textos pertinentes, na capacidade de retirar e formular abstrações, na capacidade de observar e refletir sobre realidades objetivas através das abstrações, e por fim na capacidade em completar o ciclo, criando novos "objetos".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Kornblum, S. (1973). Attention and performance. New York, NY: Academic Press.
    • Fagan, B. (2004). The Long Summer; How climate changed civilization. London: Granta.
    • Mcgrew, W. (2004). The cultured chimpanzee; Reflections on Cultural Primatology. Cambridge: Cambridge University Press.
    • Oppenheimer, S. (2003). Out of Eden; The peopling of the world. London: Constable.
    • Pasternak, C. (2007). What Makes Us Human? Oxford: Oneworld Publications.
    • Blackmore, S. (1999). The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios