-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva científica na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-17753
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A neurologia na construção de conceitos de design. A construção mental do mundo físico: estruturas, funções e relações.
- A antropologia na construção de conceitos de design. O papel do objeto (e da tecnologia) na evolução humana: adaptações físicas, mentais e sociais.
- A paleobiologia na construção de conceitos de design. Processos relacionados com a seleção natural: paralelismos com o Projeto de Design.
- A genética e a memética na construção de conceitos de design: a evolução genética do arquétipo cultural.
- As bases ecológicas da cultura. Adaptação genética vs adaptação tecnológica e cultural.
-
Objetivos
Objetivos
- Entender a diferença entre informações, objetivos e atuações no projeto de design. Entender características próprias do conhecimento científico (e relação/distinção com o conhecimento logístico, cultural e experimental), assim como o seu papel na toma de decisões no âmbito do projeto, da orientação e comunicação conceptual.
- Identificar e entender proposições ou axiomas de caráter científico e construir deduções lógicas capazes de inspirar e informar ações de projeto na forma de referentes conceptuais.
- Identificar campos epistemológicos relevantes para a direção e comunicação das ações de projeto. Desconstruir o objeto e a sua comunicação desde uma perspetiva antropológica (física, mental e social), ecológica (relação entre indivíduos, grupos e meio ambiente), evolutiva (genética e memética), etc.
- Desenvolver uma narrativa que inclua o conhecimento científico ao nível das informações relevantes para o projeto, definição dos seus objetivos, e legitimação das atuações.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de "Ciclo Criativo" que os processos oferecem, e que se resume a num ciclo de quatro momentos criativos, traduzidos na capacidade de identificar textos pertinentes, na capacidade de retirar e formular abstrações, na capacidade de observar e refletir sobre realidades objetivas através das abstrações, e por fim na capacidade em completar o ciclo, criando novos "objetos".
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Kornblum, S. (1973). Attention and performance. New York, NY: Academic Press.
- Fagan, B. (2004). The Long Summer; How climate changed civilization. London: Granta.
- Mcgrew, W. (2004). The cultured chimpanzee; Reflections on Cultural Primatology. Cambridge: Cambridge University Press.
- Oppenheimer, S. (2003). Out of Eden; The peopling of the world. London: Constable.
- Pasternak, C. (2007). What Makes Us Human? Oxford: Oneworld Publications.
- Blackmore, S. (1999). The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não