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Disciplina Design na Performance

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos de ações performativas, com o objetivo de propor novas experiências.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Narrativa do espaço cenográfico (Sujeito (visitante), Espaço e Evento (interação, exposição, informação, reunião, etc.))

     

    2. Tensão Narrativa (Transparência - Exposto, Transcendência - Oculto)

     

    3. Espaço Lúdico - o Jogo (Espaço, Tempo, Regra, e Ficção)

     

    4. Espaço Contemplativo (Quadro Conceptual Fixo e Quadro Conceptual Móvel)

     

    5. Conceitos de Espaço Conhecido / Explorado e Desconhecido/ Inexplorado

     

    6. Dinâmicas Narrativas de Fragmentação e Desfragmentação

     

    7. Conceitos de Tempo (Infinito, Momento, Medida, Homogéneo, Cíclico, Linear, e Segmentado)

     

    8. Gravidade Narrativa e Atração Figurativa

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão identificar e compreender:

    • A diferença entre cenográfica e coreografia
    • A Sociedade numa ótica da transparência, exposição, evidência, porno, aceleração e revelação;
    • Dicotomias transparência versus transcendência (extrínseco/intrínseco);
    • O conceito de tensão narrativa. Polos positivos ou negativos, opostos ou idênticos;
    • O conceito de alteridade e ambivalência;
    • Conteúdos no âmbito da multiplicação de significações;
    • Processos de transformação, distorção e recombinação para o aumento da complexidade;
    • Conceitos de fascínio, mistério e obscuridade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Múltiplas perspectivas referenciais de investigação prática e teórica por via de leituras, visionamento e acesso a arquivos de imagem parada e em movimento.

    Forte relação entre a prática do design e a arte por via de uma visão expandida de ambas.

    Forte relação entre acções práticas e teóricas multidirecionais por via de exercícios e investigação individual e em grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Han, B., (2014), A Sociedade do Cansaço, Lisboa: Relógio D¿Água

    2. Han, B., (2014), A Sociedade da Transparência, Lisboa: Relógio D¿Água

    3. Simmel, G., (2019), Filosofia da Aventura e outros textos, Lisboa: Relógio D¿Água

    4. Mumford, L., (2007), Historia das Utopias, Lisboa:Antígona.

    5. Calabrese, O., (2020), Como se lê uma obra de arte, Lisboa: Edições 70

     

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