-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos de ações performativas, com o objetivo de propor novas experiências.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-17754
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Narrativa do espaço cenográfico (Sujeito (visitante), Espaço e Evento (interação, exposição, informação, reunião, etc.))
2. Tensão Narrativa (Transparência - Exposto, Transcendência - Oculto)
3. Espaço Lúdico - o Jogo (Espaço, Tempo, Regra, e Ficção)
4. Espaço Contemplativo (Quadro Conceptual Fixo e Quadro Conceptual Móvel)
5. Conceitos de Espaço Conhecido / Explorado e Desconhecido/ Inexplorado
6. Dinâmicas Narrativas de Fragmentação e Desfragmentação
7. Conceitos de Tempo (Infinito, Momento, Medida, Homogéneo, Cíclico, Linear, e Segmentado)
8. Gravidade Narrativa e Atração Figurativa
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão identificar e compreender:
- A diferença entre cenográfica e coreografia
- A Sociedade numa ótica da transparência, exposição, evidência, porno, aceleração e revelação;
- Dicotomias transparência versus transcendência (extrínseco/intrínseco);
- O conceito de tensão narrativa. Polos positivos ou negativos, opostos ou idênticos;
- O conceito de alteridade e ambivalência;
- Conteúdos no âmbito da multiplicação de significações;
- Processos de transformação, distorção e recombinação para o aumento da complexidade;
- Conceitos de fascínio, mistério e obscuridade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Múltiplas perspectivas referenciais de investigação prática e teórica por via de leituras, visionamento e acesso a arquivos de imagem parada e em movimento.
Forte relação entre a prática do design e a arte por via de uma visão expandida de ambas.
Forte relação entre acções práticas e teóricas multidirecionais por via de exercícios e investigação individual e em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Han, B., (2014), A Sociedade do Cansaço, Lisboa: Relógio D¿Água
2. Han, B., (2014), A Sociedade da Transparência, Lisboa: Relógio D¿Água
3. Simmel, G., (2019), Filosofia da Aventura e outros textos, Lisboa: Relógio D¿Água
4. Mumford, L., (2007), Historia das Utopias, Lisboa:Antígona.
5. Calabrese, O., (2020), Como se lê uma obra de arte, Lisboa: Edições 70
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não