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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos e ações no contexto das empresas, com o objetivo de propor novas realidades
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT669-17755
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ciclo CDC (Conceção, Desenvolvimento e Concretização)
2. Ciclo EER (Enfoque, Expansão e Redefinição)
3. Visão Periférica (Observar, Analisar, Interpretar, Investigar, e Agir)
4. Fluxos de Informação (Ciclos de Retroação - Positiva / Reforço / Negativa - Equilíbrio)
5. Economia Integrada (Terra, Sociedade e Economia)
6. Teoria das Redes (Centro, Nódulo, Saliência, e Polo)
7. Conceito de Condição Fronteira (Objeto de Estudo, e Meio Circundante)
8. Conceito de Tempo Longo e de Tempo Instantâneo
9. Empresas em contexto de ecossistema
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão identificar e compreender:
- Diferentes fases de projeto no âmbito das ações de Conceção, Desenvolvimento e Concretização.
- Áreas de competência-chave no exercício do projeto, no âmbito das atividades e procedimentos Técnicos, de Representação, de Discurso e de Projeto.
- Áreas de conhecimento Cultural, Cientifico, Experimental e Logístico, que intervêm na atividade projetual.
- Ações de projeto em contextos empresariais de Enfoque, Expansão e Redefinição.
- Empresas no contexto de um quadro conceptual fixo e restrito, e quadro conceptual móvel, com alterações de paradigma.
- Processos de extinção e sobrevivência de empresas (extinção de massa e extinção de fundo)
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e avaliação está condicionada pelos módulos de uma aula, em que se deve distinguir fases de apresentação de conceitos teóricos, apresentação de "Case Studies" e análise e discussão de conteúdos.
O modelo de ensino é baseado numa prática pedagogica ativa e dinâmica, i.e., permite explorar a capacidade criativa quando sujeita a estímulos conceptuais e simultaneamente explorar o resultado em confronto com o resultado do(s) "outro(s)".
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1) Cabanas, E., Illouz, E., (2019), A ditadura da felicidade - Como a ciência da felicidade controla as nossas vidas, Lisboa: Temas de Debates
2/ Day, George; Schoemaker, Paul (2006), Visão Periférica: identificação dos sinais que podem criar ou destruir o valor da sua empresa. Actual Editora Lisboa.
3/ Butler, Timothy (2008) Ultrapassar o impasse. Como transformar as crises em novas oportunidades. Actual Editora. Lisboa.
4/ Andrew, James; Sirkin, Harold, (2008) Payback: como conquistar o retorno financeiro da inovação. Actual Editora. Lisboa.
5) Patino, B., (2019), A Civilização do Peixe-Vermelho - Como peixes-vermelhos presos aos ecrãs dos nossos smartphones, Lisboa: Gradiva
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não