filmeu

Disciplina Cenários para as Empresas

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos e ações no contexto das empresas, com o objetivo de propor novas realidades

     

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ciclo CDC (Conceção, Desenvolvimento e Concretização)

     

    2. Ciclo EER (Enfoque, Expansão e Redefinição)

     

    3. Visão Periférica (Observar, Analisar, Interpretar, Investigar, e Agir)

     

    4. Fluxos de Informação (Ciclos de Retroação - Positiva / Reforço / Negativa - Equilíbrio)

     

    5. Economia Integrada (Terra, Sociedade e Economia)

     

    6. Teoria das Redes (Centro, Nódulo, Saliência, e Polo)

     

    7. Conceito de Condição Fronteira (Objeto de Estudo, e Meio Circundante)

     

    8. Conceito de Tempo Longo e de Tempo Instantâneo

     

    9. Empresas em contexto de ecossistema

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão identificar e compreender:

    • Diferentes fases de projeto no âmbito das ações de Conceção, Desenvolvimento e Concretização.
    • Áreas de competência-chave no exercício do projeto, no âmbito das atividades e procedimentos Técnicos, de Representação, de Discurso e de Projeto.
    • Áreas de conhecimento Cultural, Cientifico, Experimental e Logístico, que intervêm na atividade projetual.
    • Ações de projeto em contextos empresariais de Enfoque, Expansão e Redefinição.
    • Empresas no contexto de um quadro conceptual fixo e restrito, e quadro conceptual móvel, com alterações de paradigma.
    • Processos de extinção e sobrevivência de empresas (extinção de massa e extinção de fundo)
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e avaliação está condicionada pelos módulos de uma aula, em que se deve distinguir fases de apresentação de conceitos teóricos, apresentação de "Case Studies" e análise e discussão de conteúdos.

    O modelo de ensino é baseado numa prática pedagogica ativa e dinâmica, i.e., permite explorar a capacidade criativa quando sujeita a estímulos conceptuais e simultaneamente explorar o resultado em confronto com o resultado do(s) "outro(s)".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1) Cabanas, E., Illouz, E., (2019), A ditadura da felicidade - Como a ciência da felicidade controla as nossas vidas, Lisboa: Temas de Debates

    2/ Day, George; Schoemaker, Paul (2006), Visão Periférica: identificação dos sinais que podem criar ou destruir o valor da sua empresa. Actual Editora Lisboa.

    3/ Butler, Timothy (2008) Ultrapassar o impasse. Como transformar as crises em novas oportunidades. Actual Editora. Lisboa.

    4/ Andrew, James; Sirkin, Harold, (2008) Payback: como conquistar o retorno financeiro da inovação. Actual Editora. Lisboa.

    5) Patino, B., (2019), A Civilização do Peixe-Vermelho - Como peixes-vermelhos presos aos ecrãs dos nossos smartphones, Lisboa: Gradiva

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios