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Disciplina Design no Produto

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos e ações no contexto do produto, com o objetivo de propor novos desempenhos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Desenvolvimento de competências de âmbito técnico, de representação, de discurso e logístico.

    2. Unidades de Informação Intrínsecas e Extrínsecos no âmbito do Produto.

    3. Universo Descritivo, Imaginativo e Explicativo do Produto.

    4. Eixo Abstração -  Materialização / Associações Funcionais e Emocionais / Singularidade de um Produto.

    5. Teoria Sintética da Evolução (Recombinações, Mutações e Exaptação) .

    6. Ergonomia (Antropometria Estática e Dinâmica, Biomecânica, Variáveis Ambientais, e Ergonomia Cognitiva).

    7. Tecnologia de Produção (Estrutura Portante e Não Portante, Ações sobre a Matéria, Junções e Uniões).

  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender a importância do Método no desenvolvimento de exercícios de projeto;
    • Fomentar práticas de investigação no âmbito da cultura do projeto;
    • Domínio do processo projetual nas fases de Conceção, Planeamento e Implementação;
    • Desenvolvimento de competências de âmbito técnico, de representação, de discurso e logístico.
    • Compreender a importância do Design na construção de uma nova sociedade;
    • Desenvolver práticas de criação de produtos no âmbito de contextos de parceria;
    • Compreensão da dimensão descritiva, explicativa e imaginativa do Produto;
    • Domínio de processos tecnológicos tradicionais e emergentes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico, constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.

    O modelo de ensino é baseado numa prática pedagogica ativa e dinâmica, i.e., permite explorar a capacidade criativa quando sujeita a estímulos conceptuais e simultaneamente explorar o resultado em confronto com o resultado do "outro".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1/ LIDWELL, W., Holden, K. Butler, J. (2005). Universal Principles of Design, Editora Rockport.

    2/ LOLLI, A, Zocchetta, M, Pozza, N, Peretti, R., (2001). Struttura Uomo -  Manuale di anatomia artistica - Il movimento: passo, corsa e salto, Neri Pozza, 2001.

    3/ HUDSON, J., (2008). Process 2nd Edition: 50 Product Designs from Concept to Manufacture, Laurence King Publishers, 2008.

    4/ LEFTERI, C. (2008). Así se Hace - Técnicas de Fabricación para Diseño de Producto, Blume.

    5/ KNAUER, R., (2008). Transformation: Basic Principles and Methodology of Design, Springer Verlag.

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