-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos e ações no contexto do produto, com o objetivo de propor novos desempenhos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-17756
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento de competências de âmbito técnico, de representação, de discurso e logístico.
2. Unidades de Informação Intrínsecas e Extrínsecos no âmbito do Produto.
3. Universo Descritivo, Imaginativo e Explicativo do Produto.
4. Eixo Abstração - Materialização / Associações Funcionais e Emocionais / Singularidade de um Produto.
5. Teoria Sintética da Evolução (Recombinações, Mutações e Exaptação) .
6. Ergonomia (Antropometria Estática e Dinâmica, Biomecânica, Variáveis Ambientais, e Ergonomia Cognitiva).
7. Tecnologia de Produção (Estrutura Portante e Não Portante, Ações sobre a Matéria, Junções e Uniões).
-
Objetivos
Objetivos
- Compreender a importância do Método no desenvolvimento de exercícios de projeto;
- Fomentar práticas de investigação no âmbito da cultura do projeto;
- Domínio do processo projetual nas fases de Conceção, Planeamento e Implementação;
- Desenvolvimento de competências de âmbito técnico, de representação, de discurso e logístico.
- Compreender a importância do Design na construção de uma nova sociedade;
- Desenvolver práticas de criação de produtos no âmbito de contextos de parceria;
- Compreensão da dimensão descritiva, explicativa e imaginativa do Produto;
- Domínio de processos tecnológicos tradicionais e emergentes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico, constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.
O modelo de ensino é baseado numa prática pedagogica ativa e dinâmica, i.e., permite explorar a capacidade criativa quando sujeita a estímulos conceptuais e simultaneamente explorar o resultado em confronto com o resultado do "outro".
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1/ LIDWELL, W., Holden, K. Butler, J. (2005). Universal Principles of Design, Editora Rockport.
2/ LOLLI, A, Zocchetta, M, Pozza, N, Peretti, R., (2001). Struttura Uomo - Manuale di anatomia artistica - Il movimento: passo, corsa e salto, Neri Pozza, 2001.
3/ HUDSON, J., (2008). Process 2nd Edition: 50 Product Designs from Concept to Manufacture, Laurence King Publishers, 2008.
4/ LEFTERI, C. (2008). Así se Hace - Técnicas de Fabricación para Diseño de Producto, Blume.
5/ KNAUER, R., (2008). Transformation: Basic Principles and Methodology of Design, Springer Verlag.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não