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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos e ações no contexto da sociedade, com o objetivo de propor novos comportamentos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT669-17757
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Cenários para a Sociedade: a perspetiva do Eco-Design. Análise do Ciclo de Vida do Produto. Green washing vs estratégias de Projeto com incidência em diferentes fases do Ciclo de Vida do Produto. Análise de antecedentes.
- Cenários para a Sociedade: a perspetiva do Bio-Design. Análise de antecedentes. Design especulativo vs comercial: investigação vs oportunidades.
- Cenários para a Sociedade: a perspetiva da Customização de Massa. Análise de antecedentes. Incidência de estratégias concretas de Customização de Massa em diferentes fases do Ciclo de Vida do Produto.
- Cenários para a Sociedade: uma perspetiva Social. Antecedentes em diferentes economias do mundo. Incidência de estratégias concretas com vista à Sustentabilidade Social em diferentes fases do Ciclo de Vida do Produto.
- Cenários para a Sociedade : a (in)sustentabilidade do consumismo. Fast Food vs Slow Design. Objetivos e estratégias concretas com vista um novo modelo de consumo.
- Cenários para a Sociedade: relações e distinções.
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Objetivos
Objetivos
- Compreensão de distintos cenários sociais, diferentes, contrários ou complementares, dentro dos quais atuará o/a designer, e que caraterizam a heterogeneidade da sociedade atual.
- Identificação das principais temáticas/tendências ao redor das quais orbita o design atual. Análise e diferenciação dos conceitos-chave próprios de distintos cenários sociais, de modo a planificar atuações relevantes a distintas escalas de projeto.
- Desenvolvimento 1) das capacidades de crítica do projeto, 2) de desenvolvimento de narrativas associadas ao projeto de design integrado num discurso mais amplo, 3) comunicar adequadamente o projeto de design utilizando os códigos formais e discursivos relevantes, e 4) inovar nas ações de projeto, introduzindo variáveis dos elementos anteriormente referidos sem perder de vista a sua pertinência e coerência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e avaliação está condicionada pelos módulos de uma aula, em que se deve distinguir fases de apresentação de conceitos teóricos, apresentação de "Case Studies" e análise e discussão de conteúdos.
Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de "Ciclo Criativo" que os processos oferecem, e que se resume a num ciclo de quatro momentos criativos, traduzidos na capacidade de identificar textos pertinentes, na capacidade de retirar e formular abstrações, na capacidade de observar e refletir sobre realidades objetivas através das abstrações, e por fim na capacidade em completar o ciclo, criando novos "objetos".
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- McDonough, W. & Braungart, M. (2002). Cradle to Cradle: Remaking the way we make things. New York, NY: North Point Press.
- Myers, W. (2012). Bio Design: Nature, science, creativity. London: Thames & Hudson.
- Architecture for Humanity (2006). Design like you give a damn. New York, NY: Metropolis Books.
- Koren, L. (2008). Wabi-Sabi. Point Reyes, CA: Imperfect Publishing.
- Tseng, M.M. & Piller, F.T. (2003). The Customer Centric Enterprise; Advances in Mass Customization and Personalization. Berlin Heidelberg: Springer Verlag.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não