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Disciplina Cenários para a Sociedade

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que tem como propósito desenvolver projetos e ações no contexto da sociedade, com o objetivo de propor novos comportamentos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Cenários para a Sociedade: a perspetiva do Eco-Design. Análise do Ciclo de Vida do Produto. Green washing vs estratégias de Projeto com incidência em diferentes fases do Ciclo de Vida do Produto. Análise de antecedentes.
    • Cenários para a Sociedade: a perspetiva do Bio-Design. Análise de antecedentes. Design especulativo vs comercial: investigação vs oportunidades.
    • Cenários para a Sociedade: a perspetiva da Customização de Massa. Análise de antecedentes. Incidência de estratégias concretas de Customização de Massa em diferentes fases do Ciclo de Vida do Produto.
    • Cenários para a Sociedade: uma perspetiva Social. Antecedentes em diferentes economias do mundo. Incidência de estratégias concretas com vista à Sustentabilidade Social em diferentes fases do Ciclo de Vida do Produto.
    • Cenários para a Sociedade : a (in)sustentabilidade do consumismo. Fast Food vs Slow Design. Objetivos e estratégias concretas com vista um novo modelo de consumo.
    • Cenários para a Sociedade: relações e distinções.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreensão de distintos cenários sociais, diferentes, contrários ou complementares, dentro dos quais atuará o/a designer, e que caraterizam a heterogeneidade da sociedade atual.
    2. Identificação das principais temáticas/tendências ao redor das quais orbita o design atual. Análise e diferenciação dos conceitos-chave próprios de distintos cenários sociais, de modo a planificar atuações relevantes a distintas escalas de projeto.
    3. Desenvolvimento 1) das capacidades de crítica do projeto, 2) de desenvolvimento de narrativas associadas ao projeto de design integrado num discurso mais amplo, 3) comunicar adequadamente o projeto de design utilizando os códigos formais e discursivos relevantes, e 4) inovar nas ações de projeto, introduzindo variáveis dos elementos anteriormente referidos sem perder de vista a sua pertinência e coerência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e avaliação está condicionada pelos módulos de uma aula, em que se deve distinguir fases de apresentação de conceitos teóricos, apresentação de "Case Studies" e análise e discussão de conteúdos.

    Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de "Ciclo Criativo" que os processos oferecem, e que se resume a num ciclo de quatro momentos criativos, traduzidos na capacidade de identificar textos pertinentes, na capacidade de retirar e formular abstrações, na capacidade de observar e refletir sobre realidades objetivas através das abstrações, e por fim na capacidade em completar o ciclo, criando novos "objetos".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • McDonough, W. & Braungart, M. (2002). Cradle to Cradle: Remaking the way we make things. New York, NY: North Point Press.
    • Myers, W. (2012). Bio Design: Nature, science, creativity. London: Thames & Hudson.
    • Architecture for Humanity (2006). Design like you give a damn. New York, NY: Metropolis Books.
    • Koren, L. (2008). Wabi-Sabi. Point Reyes, CA: Imperfect Publishing.
    • Tseng, M.M. & Piller, F.T. (2003). The Customer Centric Enterprise; Advances in Mass Customization and Personalization. Berlin Heidelberg: Springer Verlag.

     

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