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Apresentação
Apresentação
Na sequência das lições de Metodologia da Investigação Científica, esta disciplina apresenta-se como o
seu sucedâneo natural, tendo sido concebida para permitir o aprofundamento e sedimentação de
conhecimentos sobre as boas práticas na investigação e na redação de um trabalho académico,
pautadas pela seriedade, honestidade intelectual e rigor, a fim de que o aluno consiga, no final,
apresentar o seu projeto de dissertação, aproveitando-o, na medida do possível, para seguir com o
percurso que o levará à obtenção do grau académico de mestre.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT455-7335
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdosIntrodução. Fatores de valorização de uma tese: problematização, domínio do método jurídico, inovação,
relevância, exaustividade, fundamentação, interdisciplinaridade, sentido crítico. A pesquisa como
processo: planeamento, investigação e revisão. O tema. Planeamento. Pesquisa das fontes. A estrutura.
A redação. A ética da investigação. As arguições. A publicação do texto.
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Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é que, no final, os estudantes demonstrem um sólido
entendimento sobre as várias etapas do processo de investigação em Direito e, em especial, sobre o
processo de elaboração de uma tese de mestrado. Com efeito, os estudantes devem estar preparados
para iniciar e estruturar, de forma autónoma, as exigências do trabalho de dissertação final. Outros
objetivos específicos são os seguintes: explicar a relevâncias dos assuntos investigados e da motivação
para o desenvolvimento da investigação; problematizar, desenvolver hipóteses e inovar em temas já
trabalhados; pesquisa e validar fontes de informação; estruturar e redigir um trabalho científico, em
especial os vários aspetos formais do mesmo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Antes da apresentação dos projetos de dissertação, os alunos serão encorajados a apresentar oralmente uma reflexão pessoal, em formato de seminário, sobre a utilização de métodos de investigação e de análise do direito, nomeadamente uma reflexão sobre a utilização de ciências afins na investigação jurídica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, Carlos Ferreira de; Carvalho, Jorge Morais. Introdução ao Direito Comparado. 3ª Ed., 2017.
Aragão, Alexandra, Breves reflexões em torno da investigação jurídica, in Boletim da Faculdade de
Direito da Universidade de Coimbra , Volume LXXXV, Coimbra, 2009, pp. 765-794.
Cane, Peter / Kritzer, Herbert , The Oxford Hanbook Empirical Legal Research , Oxford University Press,
2010.
Eco, Umberto, Como se faz uma tese em ciências humanas , tradução do original, 22ª edição, Presença,
2021.
Hespanha, António, Como preparar uma dissertação: um guia em cinco pontos , 2009.
Meirim, José M., Como pesquisar e referir em Direito , Coimbra Editora, 2008.
Pacheco, J. / Lima, J., Fazer investigação em ciências sociais , Porto Editora, 2006.Poças, Luís, Manual de Investigação em Direito. Metodologia da preparação de teses e artigos jurídicos ,
Coimbra: Almedina, 2020.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não