filmeu

Disciplina Macroeconomia Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Macroeconomia Aplicada apresenta alguns modelos de crescimento económico de longo prazo e faz a ligação entre a teoria económica e a realidade económica portuguesa e mundial, recorrendo-se ao estudo de casos. Assim, os alunos obtêm um conjunto de competências técnicas no campo da análise e definição de políticas macroeconómicas, enquadrando o seu conhecimento teórico na realidade global.

    O trabalho prático contínuo representa uma experiência potencialmente enriquecedora para o aluno interessado, constituindo-se como uma oportunidade de realizar um trabalho focado na análise da evolução económica, fornecendo um palco para discussão com os seus pares. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Crescimento Económico de Longo Prazo

    2-Inflação e Política Monetária 

    3-Deficit Público e Política Fiscal

    4-Programação Dinâmica. Programação Dinâmica com Horizonte Finito. Busca por Emprego e procura de Moeda

    5-Estudos de Casos

    6-Investigação Prática Aplicada

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deve ser capaz de avaliar criticamente argumentos económicos alternativos sobre problemas económicos contemporâneos, bem como conhecer as implicações teóricas no desenho da política económica.

    A Macroeconomia Aplicada perspectiva a formação de profissionais para actuarem no campo da modelação macroeconómica quer para o mercado financeiro quanto para empresas de consultoria, através da capacitação em modelos macroeconómicos por meio do desenvolvimento de ferramentas para resolver problemas em Macroeconomia Aplicada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise de notícias económicas semanais a realizar pelos alunos no inicio de cada aula, comentando os principais desenvolvimentos da economia global.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Romer, David (2001) Advanced Macroeconomics,  McGraw-Hill Higher Education, New York, Estados Unidos da América

    Ahir, H (2021), Macroeconomic research in low-income countries : advances made in five key areas through a DFID-IMF collaboration, International Monetary Fund

     

    Babb NR and AK Detmeister (2017), ‘Nonlinearities in the Phillips Curve for the United States: Evidence Using Metropolitan Data’, Board of Governors of the Federal Reserve System Finance and Economics Discussion Series No 2017-070. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios