filmeu

Disciplina Seminário de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    O Seminário de investigação constitui-se como um trabalho científico sendo o culminar de toda a aprendizagem teórica para o desenvolvimento da dissertação. Assim, os mestrandos deverão delinear o Projeto final, sabendo definir o objeto, quadro concetual,  população a abranger, local da pesquisa, metodologia a seguir e sua justificação. A dimensão teórica desenvolvida e os exercícios práticos em aula, bem como os solicitados no trabalho final são elementos essenciais à investigação teórica e prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Planeamento da investigação empírica - Fontes de informação, fase exploratória: bibliografia temática/problemática, documentos, estatística, entrevistas exploratórias. População e amostra.

    2. Quadro operacional da pesquisa. Modelo de análise. Articulação da informação obtida: hipóteses, conceitos, dimensões, categorias, subcategorias, indicadores.

    3.Técnicas de recolha e análise de dados: Observação: tipos de observação e unidades de observação, as grelhas.; Questionário: Elaboração do plano. Análise e tratamento dos dados; Entrevistas: tipos de entrevista, o guião e grelhas de análise.

    4.Análise e discussão dos dados: análise estatística e análise de conteúdo.

    5. Elaboração do projecto final de pesquisa: estrutura, normas de apresentação ou elaboração de trabalho de investigação.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Aprender a delinear o percurso da investigação científica
    • Aquisição de conhecimentos sobre as fontes de informação a fim de decidir quais as mais adequadas à produção científica relativamente ao objecto de investigação e ou de intervenção.
    • Reflectir sobre os métodos e técnicas a aplicar na pesquisa ou na pesquisa para a intervenção, adequados ao objecto.
    • Saber criar e utilizar as técnicas de recolha de dados, quantitativos e qualitativos.

     

    Competências: aprender a:

    • Desenvolver um projecto de pesquisa adequado ao objecto de investigação
    • Decidir sobre as metodologias adequadas ao objecto de pesquisa
    • Criar, recriar ou seleccionar os instrumentos/técnicas de recolha de dados
    • Saber como aplicar os instrumentos no terreno
    • Saber como tratar adequadamente os dados
    • Aprender a analisar e estabelecer correlações entre os dados
    • Aprender a introduzir os resultados no trabalho final dando significados coerentes
    • Elaborar o projecto de dissertação
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Toda a Unidade Curricular se destina a dar preparação para a dissertação que os estudantes deverão estar a começar durante o decurso do semestre. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bardin, L. (2000). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

    Berg Bruce L. Lune H.(2012). Qualitative research methods for the social sciences. Upper Saddle: River Pearson.

    Coutinho, C. (2011). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina.

    Emmel. N, (2013). A Sampling and choosing cases in qualitative research realist approach. Thousand Oaks : Sage.

    Kvale. S. (2012). Interviews ¿ An introduction to Qualitative Research Interviewing. Londres: Sage.

    Moreira, C. (2007). Teorias e Práticas de Investigação. Lisboa: ISCSP.

    Reis, F. (2011). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.

    Trainor, Audrey A. and Graue, Elizabeth (eds.) (2013). Reviewing qualitative research in the social sciences. New York : Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios