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Disciplina Modelação e Análise de Sistemas Ambientais

  • Apresentação

    Apresentação

    Ensinar ao aluno o conceito de modelo de funcionamento de um sistema ambiental obtido por aplicação dos princípios de conservação da massa, momentum e energia. Introduzir o conceito de ciclo dos elementos à escala global e à escala local. Introdução dos conceitos numéricos necessários à resolução numérica das equações que descrevem o sistema. Exemplo de aplicação de modelos (hidrológico; oceânico; climático).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Componente teórica:

    Introdução à modelação. A modelação ambiental: conceitos e objectivos. Os modelos matemáticos na gestão da qualidade ambiental. Princípios fundamentais na construção de modelos Classificação de modelos Revisão de diferentes tipos de modelos: determinísticos, numéricos, estocásticos e físicos. Verificação e limitação de modelo

    Conteúdos práticos:

    Utilização de ferramentas de desenvolvimento de modelos. Utilização de softwares de apoio à decisão, recorrendo à modelação, aplicáveis a diferentes sistemas ambientais. Geoprocessamento para o estudo de sistemas ambientais. Estudo e análise de dados e output de modelos no contexto do estudo de processos no solo e em meios aquáticos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender o papel da modelação nas ciências, engenharia e gestão do ambiente, suas vantagens e limite. Introdução aos métodos de modelação no estudo dos processos ambientais. Aplicação direta de modelos ambientais de apoio à decisão utilizados em diferentes vertentes

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC assenta em aulas teóricas e práticas onde o conhecimento é trabalhado em simultâneo com a resolução de exercícios e em aulas práticas (salas de informática). Nas aulas é utilizada uma metodologia expositiva-interativa, onde os estudantes trabalham com modelos apresentados, testando e avaliando as suas capacidades. Avaliação: componente teórica através da realização de um teste de avaliação (40%) e avaliação contínua resultando do empenho dos estudantes na realização de um trabalho específico de aplicação prática do software trabalhado como resposta a um caso de estudo concreto (60 % cada trabalho), que deverão apresentar e discutir. Caso o aluno não seja aprovado pela avaliação contínua, ou opte por avaliação única, pode realizar um exame escrito (100%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Chapra, S.C. (1997) Surface Water-Quality Modeling, WCB McGraw-Hill
    • Barnsley, M.J. (2007) Environmental Modeling: A Practical Introduction, CRC Press
    • Deaton, M., (2000) Dynamic Modeling of Environmental Systems, Springer
    • Ford, A. (2009) Modeling the Environment. Island Press
    • Hadlock, C.R. (1998) Mathematical Modelling in the Environment. The Mathematical Association of America
    • Harte, J. (1988) Consider a Spherical Cow: A Course in Environmental Problem Solving, University Science Books
    • Smith, J. & P. Smith (2009) Environmental Modelling: An Introduction, Oxford University Press

     

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