filmeu

Disciplina Teorias e Práticas Artísticas Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular permite aos alunos aprofundarem conhecimentos no âmbito da arte moderna e contemporânea, numa perspetiva de equilíbrio entre teoria e prática.

     

    As aulas teóricas são sempre acompanhadas por projetos artísticos práticos a realizar pelos alunos, através dos quais se podem entender e experimentar as ideias e estratégias criativas previamente abordadas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Arte socialmente comprometida . Arte, ecologia e ativismo - De William Morris até à atualidade
    2. Ruptura com a tradição I . O surgimento da fotografia e o seu impacto nas Artes Visuais. Do Impressionismo à Abstração; da Pop Art à Cultura Visual na contemporaneidade
    3. Novas linguagens, meios e suportes. Do papier collé cubista à assemblage; do Minimalismo ao conceito de Campo Expandido.
    4. Espaço e Tempo. Da obra de arte como objeto à obra de arte como processo. Das Serate Futuristas aos Happenings, da Instalação à Land Art
    5. Autor e espectador . Do autor individual ao coletivo e do espectador contemplativo ao participante ativo. Dissolução autoral e arte participativa da comunidade à plataforma online
    6. Ruptura com a tradição II . O surgimento da internet e o seu impacto nas Artes Visuais. O mural urbano como arte pública global na contemporaneidade. Da moderna integração das artes ao festival de arte urbana, uma visão crítica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos:

     

    Compreender a importância das vanguardas artísticas da primeira metade do século XX para a interpretação das práticas artísticas contemporâneas

     

    Aprofundar a capacidade de análise das obras de arte contemporânea bem como de textos de teoria e crítica de arte fundamentais na arte contemporânea.

     

    Proporcionar a aquisição e exploração de alguns conceitos e metodologias artísticas. Conhecer a importância das novas tecnologias nas artes visuais contemporâneas.

     

     

    Competências a adquirir:

     

    Capacidade de análise e reflexão sobre o mundo das artes contemporâneas, nas suas bases conceptuais e estéticas

     

    Saber operar, na prática, com conceitos associados a diversas manifestações artísticas, através da exploração e experimentação das suas técnicas artísticas

     

    Reconhecer e contextualizar experiências artísticas portuguesas no panorama mundial Capacidade de pesquisa e investigação em Artes Visuais

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, promove-se o desenvolvimento de trabalhos por projeto. As aulas dadas ocasionalmente em museus, ou bibliotecas, com convidados. Encoraja-se a formação de professores-artistas que devem ser capazes de criar obras artísticas e simultaneamente didáticas. A avaliação privilegia a dimensão formativa, através de proj. individuais e de grupo. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); Realização de trabalho prático individual em aula ou em casa (30%); Trabalho de grupo: criação de uma maleta pedagógica e artística - um material didático original  com um texto reflexivo teórico e com a planificação de uma unidade de trabalho (a realizar em articulação com a unidade de Didática das Artes Plásticas) (50%); Está previsto Exame de Recurso ou de Melhoria de Nota no fim do ano.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bishop, C. (2014). Artificial hells . Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso.

    Harrisson & Wood & Gaiger (eds) (2002). Art in Theory 1900-2000 - An Anthology of Changing Ideas . London: Blackwell Publishers

    Helguera, P.(2011) Education for Socially Engaged Art: A Materials and Techniques Handbook . New York: Pinto Books

    Hopkins, D. (2016) A Companion to Dada and Surrealism , Chichester and Oxford: Wiley Blackwell Kwon, M. (2004). One place after another . Cambridge, Mass.: MIT Press.

    Marchan Fiz, S. (2012). Del arte objetual al arte de concepto . Madrid: Akal.

    Mileaf, J. A. (2010). Please touch : Dada and surrealist objects after the readymade. Dartmouth College Press.

    Roberts, D. (2011). The total work of art in European modernism . Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.

    Stiles, K., & Selz, P. (2012). Theories and documents of contemporary art . Berkeley: University of California Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios