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Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular centra-se nos alicerces conceptuais e empíricos da Psicologia da Educação, bem como no potencial de aplicação da área, com particular ênfase nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem ao longo do ciclo vital e nos múltiplos contextos de vida. A amplitude e transdisciplinaridade das problemáticas educacionais permite a articulação dos conhecimentos deste domínio com os conhecimentos de diversas áreas e modelos de actuação da Psicologia, proporcionando a conciliação e transferência de conhecimentos entre unidades curriculares afins. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução à Psicologia da Educação 
    1.1  Estatutos

    1.2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação 

    1.3. Precursores

    1.3. Educação e Futuro


    II-  Aprendizagens: enquadramento conceptual e teorias

    2.1 O que é Aprender. O que é Ensinar

    2.2 Os paradigmas: Associacionista/ Comportamentalista e Gestaltista/Cognitivistas

          - Skinner e o paradigma comportamentalista

          - Bandura e o modelo cognitivo-social de aprendizagem por observação

          - Bruner, Ausubel e as abordagens cognitivistas

          - A teoria do Processamento da Informação

     

    III- Identidade e Diversidade

    3.1 Iguais a todos, iguais a alguns, diferentes de todos

    3.2 Erikson e a construção da identidade ao longo do ciclo vital.

     

    IV- Grupo, realidade e dinâmicas

    4.1 Gestão da sala de aula

    4.2 Construção pessoal e valores. O desenvolvimento da consciência moral. Educação e    cidadania

  • Objetivos

    Objetivos

    Constituem objectivos de aprendizagem (OA) fulcrais desta Unidade Curricular os seguintes: adquirir uma visão global da Psicologia da Educação e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico (OA1); conhecer problemáticas centrais e contextos de aplicação da Psicologia da Educação (OA2); e compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida (OA3). Entre as competências a promover, destacam-se: a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica da área (OA4); a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos (OA5); e a capacidade de aplicação e transferência dos conhecimentos teóricos para a conceptualização de problemáticas educacionais em contextos diversos (OA6).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de aprendizagem está centrado no aluno. Para tal o aluno  recebe textos de apoio de leitura obrigatória e prévia que o preparam para a participação e discussão. Eventualmente, os alunos são convidados para serem eles próprios os apresentadores do tema.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arends, R. (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: Mac Grow Hill.

    Boruchovitch, E. & Bzuneck, J. A. (2004). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis: Editora Vozes

    Bruner, J.S. (1960). O Processo da Educação. S. Paulo: Comp. Editora Nacional.

    Coll, C., Marchesi, A. , Palácios, J. & cols.(2004) Desenvolvimento psicológico e educação. (Vol. 3). Porto Alegre: Artmed.

    Giordan, A. (2007). Aprender. Lisboa: Inst. Piaget.    

    Lourenço, O.M. (2003). Psicologia do desenvolvimento Moral. Coimbra: Liv. Almedina.

    Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R.C.(1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw Hill.

    Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistimologia da curiosidade na formação universitária. S. Paulo: Cortez Editora.

    Vygotsky, L. (1978). Mind in Society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard Univ. Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
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