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Disciplina Análise e Desenvolvimento das Organizações Educativas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa o estudo e análise das organizações (escolares e não escolares), gestão escolar, relação Escola/Comunidade, gestão da formação da Comunidade Educativa e da autoformação permanente e políticas educativas. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção nas funções docentes e possíveis funções de líderes intermédios ou de topo em organizações da rede pública ou da rede privada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Departamento / Grupo de Educação Física no Sistema Escola
      1. Modelos e metodologias de análise dos departamentos de escola;
      2. Departamentos disciplinares de educação física enquanto unidade funcional (sistema) e enquanto estrutura orgânica na escola (componente do sistema-escola);
      3. Liderança e gestão dos departamentos disciplinares como comunidades aprendentes.
    2. Sistema Escola / Organizações Escolares
      1. Conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas;
      2. Processo estratégico na condução das organizações educativas;
      3. Liderança, poder e gestão das escolas.
    3. Sistema Educativo
      1. Referenciais teórico-conceptuais de análise de políticas educativas;
      2. Centralização e descentralização e administração do sistema educativo;
      3. Dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas;
      4. O desafio da Cidade Educadora e a possibilidade de centros cívico-educativos.
  • Objetivos

    Objetivos

    [Módulo 1]

    Identificam o grupo/departamento disciplinar como unidade fundamental de mudança da escola;

    Analisam e identificam de forma sustentada os pontos de sucesso e de melhoria da integração do grupo/departamento na escola;

    Conhecem os conceitos de liderança, colaboração e comunidades de aprendizagem.

     

    [Módulo 2]

    Conhecem os conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas;

    Identificam, analisam e compreendem as dimensões do processo estratégico na condução das organizações educativas.

     

    [Módulo 3]

    Analisam as políticas públicas educativas, recorrendo a diferentes quadros teóricos e conceptuais;

    Conhecem as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas;

    Analisam criticamente o modelo de cidade educadora.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teóricas e teórico-práticas, que combinam momentos expositivos com práticas pedagógicas baseadas na participação ativa e trabalho autónomo dos estudantes.

     

    Em avaliação contínua, a unidade curricular está subdividida em três unidades modelares. Cada uma das unidades modelares integra uma componente de avaliação individual e uma componente grupal, traduzidas em debates, análise de documentos (artigos científicos, técnicos, legislação), apresentação e discussão de trabalhos individuais e de grupo. Adicionalmente, são realizadas duas fichas de avaliação individual sobre os temas em análise.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Barroso, J. (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação. Educa.
    • Barzannò, G. (2009. Culturas de Liderança e Lógicas de Responsabilidade. Fundação Manuel Leão.
    • Harris, A., (2001). Department improvement and school improvement: A missing link. British Educational Research Journal, 27(4), 477-486.
    • Lima, L. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto Editora.
    • Lima, L. (Org.) (2011). Perspetivas de Análise Organizacional das Escolas. Fundação Manuel Leão. 
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