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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa o estudo e análise das organizações (escolares e não escolares), gestão escolar, relação Escola/Comunidade, gestão da formação da Comunidade Educativa e da autoformação permanente e políticas educativas. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção nas funções docentes e possíveis funções de líderes intermédios ou de topo em organizações da rede pública ou da rede privada.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-16125
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Departamento / Grupo de Educação Física no Sistema Escola
- Modelos e metodologias de análise dos departamentos de escola;
- Departamentos disciplinares de educação física enquanto unidade funcional (sistema) e enquanto estrutura orgânica na escola (componente do sistema-escola);
- Liderança e gestão dos departamentos disciplinares como comunidades aprendentes.
- Sistema Escola / Organizações Escolares
- Conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas;
- Processo estratégico na condução das organizações educativas;
- Liderança, poder e gestão das escolas.
- Sistema Educativo
- Referenciais teórico-conceptuais de análise de políticas educativas;
- Centralização e descentralização e administração do sistema educativo;
- Dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas;
- O desafio da Cidade Educadora e a possibilidade de centros cívico-educativos.
- Departamento / Grupo de Educação Física no Sistema Escola
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Objetivos
Objetivos
[Módulo 1]
Identificam o grupo/departamento disciplinar como unidade fundamental de mudança da escola;
Analisam e identificam de forma sustentada os pontos de sucesso e de melhoria da integração do grupo/departamento na escola;
Conhecem os conceitos de liderança, colaboração e comunidades de aprendizagem.
[Módulo 2]
Conhecem os conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas;
Identificam, analisam e compreendem as dimensões do processo estratégico na condução das organizações educativas.
[Módulo 3]
Analisam as políticas públicas educativas, recorrendo a diferentes quadros teóricos e conceptuais;
Conhecem as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas;
Analisam criticamente o modelo de cidade educadora.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teóricas e teórico-práticas, que combinam momentos expositivos com práticas pedagógicas baseadas na participação ativa e trabalho autónomo dos estudantes.
Em avaliação contínua, a unidade curricular está subdividida em três unidades modelares. Cada uma das unidades modelares integra uma componente de avaliação individual e uma componente grupal, traduzidas em debates, análise de documentos (artigos científicos, técnicos, legislação), apresentação e discussão de trabalhos individuais e de grupo. Adicionalmente, são realizadas duas fichas de avaliação individual sobre os temas em análise.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Barroso, J. (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação. Educa.
- Barzannò, G. (2009. Culturas de Liderança e Lógicas de Responsabilidade. Fundação Manuel Leão.
- Harris, A., (2001). Department improvement and school improvement: A missing link. British Educational Research Journal, 27(4), 477-486.
- Lima, L. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto Editora.
- Lima, L. (Org.) (2011). Perspetivas de Análise Organizacional das Escolas. Fundação Manuel Leão.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não