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Apresentação
Apresentação
As recomendações nacionais e internacionais sobre a formação de base de professores apontam para a ideia de que os futuros docentes, não apenas os professores especializados, devem aprender a lidar com a crescente heterogeneidade da população escolar.
A educação inclusiva procura responder à diversidade dos alunos, promover a participação de todos no currículo da escola regular. Não é sobre a resposta dos professores especiais às necessidades de alunos especiais, no contexto da escola regular, não é apenas colocar alunos com deficiências na sala de aula com seus pares ditos normais. É, acima de tudo, sobre como educamos os alunos, sobre aprender a viver em conjunto, em todos os contextos sociais.
A E F Inclusiva envolve aprender a respeitar as diferenças, compreender as questões da igualdade, da equidade, da cooperação, envolve a capacidade de, a partir dos Programas Nacionais de E F, promover modificações curriculares que respondam às necessidades específicas de todos os alunos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-9701
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Origens sócio-históricas da Educação Especial.
Tendências actuais em matéria de Educação Especial.
A Educação Especial em Portugal.
Conceito de Educação Física Adaptada.
Educação Física, participação e aprendizagem.
Definição de objectivos, participação e Inclusão. O modelo de Hellison.
A construção de ambientes cooperativos de aprendizagem.
Interacções sociais positivas.
O ensino da Educação Física na perspectiva inclusiva.
Acessibilidade e Planificação em Educação Física.
Currículo e acessibilidade.
Adaptações e modificações curriculares em Educação Física. No plano das exigências físicas, sociais, cognitivas e organizacionais
Apoio e organização de grupos.
Formas de avaliação em Educação Física.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver no estudante uma atitude de sensibilidade face à diferença, potenciadora de práticas educativas que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à aprendizagem e participação, atendendo à diversidade de necessidades das de crianças e jovens que frequentam as estruturas educativas.
Detectar as necessidades específicas dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e encontrar, colaborativamente, as soluções que, numa perspectiva inclusiva, melhor respondam a essas necessidades.
Elaborar Planos e Programas de intervenção, nomeadamente na área específica da Educação Física e dos Desportos, tendo sempre presente a organização multidisciplinar e transdisciplinar dos serviços que intervêm nesta área e os imperativos legislativos actuais.Avaliar a eficácia dos processos de intervenção, na base dos objectivos específicos a alcançar e das adaptações e modificações curriculares introduzidas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização das estratégias de trabalho em pequenos grupos decorrentes da designada Aprendizagem Cooperativa.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leitão, F. (2023). Os conflitos em contexto escolar. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Leitão, F. e Silva, M. (2019). Inclusão de pessoas com necessidades especiais -Estudos. Lisboa: Edições Universitarias Lusofonas.
Bania, T.; Karen, B. (2011). Habitual physical activity can be increased in people with cerebral palsy: a systematic review. Clinical Rehabilitation, 25, 303-315.
Leitão, F. (2010). Valores Educativos, Cooperação e Inclusão. Salamanca: Luso-Espanõla de Ediciones.
Leitão, R. (2007). Concepções e Práticas de Inclusão em Educação Física. Lisboa: ULHT (dissertação de mestrado).
Gower, C. (2004). Planning in PE. In Susan Capel (Eds.). Learning to Teach Physical Education in the Secondary School. London and New York: RoutledgeFalmer.
Vickerman, P. (2004). Planning for an Inclusive Approach to your Teaching and Learning. In Susan Capel (Eds.). Learning to Teach Physical Education in the Secondary School. London and New York: RoutledgeFalmer.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não