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Apresentação
Apresentação
Os conteúdos ministrados na unidade curricular visa dotar os alunos de competências ao nível da Liderança nas organizações bem como, de técnicas e acções que visam dinamizar e gerir equipas de trabalho para atingirem altos níveis de desempenho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT461-15176
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programátivos (CP):
CP1: Gestão e liderança nas organizações
CP2: Ciclos do gestor e líder nas organizações
CP3: Teorias, modelos e abordagens da liderança
CP4: Técnicas de influência e estilos de liderança
CP5: Perfil do líder
CP6: Liderança e tomada de decisão
CP7: Liderança e comunicação eficaz
CP8: Liderança e gestão de equipas
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Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (OA):
OA1: Compreender a importância da gestão e liderança nas organizações;
OA2: Compreender o papel do gestor e líder nas organizações;
OA3: Analisar e criticar as diferentes teorias e modelos e abordagens explicativas da eficácia da liderança;
OA4: Compreender os processos de influência e estilos de liderança nas equipas multiculturais;
OA5: Identificar as competências associadas à liderança;
OA6: Compreender as etapas e processos da resolução de problemas e tomada de decisão das equipas multiculturais;
OA7: Compreender o processo de comunicação e estilos de liderança nas equipas multiculturais;
OA8: Compreender a dinâmica de grupos e liderar equipas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de provas de situação e roleply para identificaras competências associadas à liderança em ação e movimento
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bass, B., & Bass, R. (2008). The bass handbook of leadership: Theory, research, and managerial applications . New York: Free Press.
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2003). Manual de comportamento organizacional e gestão . Lisboa: Editora RH.
Hickey, D., & Essid, J. (2014). Identity and leadership in virtual communities: Establishing, credibility and influence . Hershey: IGI Global.
Morgeson, F. P, Scott DeRue, D., & Karam, E. P. (2009). Leadership in Teams: A functional approach to understanding leadership structures and processes. Journal of Management , 36: 1, 5-39.
Pauleen, D.J. (2004). Virtual teams: Projects, protocols and processes . Hershey: Idea GrouP Publishing.
Rouco, C. (2013). Modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar . Lisboa: Academia Militar Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não