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Disciplina Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A Disciplina de Marketing visa introduzir os estudantes a uma das principais áreas funcionais das empresas e discutir a aplicação do marketing do ponto de vista da Gestão. A UC propicia aos alunos uma visão abrangente sobre os conceitos que norteiam esta área científica e como o marketing se insere de forma holística nas diferentes áreas funcionais e como pode afetar o desempenho das empresas. Fornece embasamento teórico e prático de forma que os alunos estejam aptos a entenderem e discutir temas atuais do marketing. Propõe-se facilitar o desenvolvimento de senso crítico sobre os temas éticos, de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade e sua importância ao se pensar um plano marketing.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    CP1. Ambiente empresarial e de marketing.

    CP2. Fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing.

    CP3. Comportamento dos consumidores e o processo de decisão de compra.

    CP4. Sistemas de informações e pesquisa de marketing.

    CP5. Estratégias de marketing.

    CP6. Marketing contemporâneo: o estado da arte.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 - Contextualizar as tendências do ambiente empresarial e de marketing.

    OA2 - Dominar os fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing.

    OA3 - Perceber sobre o comportamento dos consumidores e o seu processo de decisão de compra.

    OA4 - Conhecer ferramentas de sistemas de informações e pesquisa de marketing.

    OA5 - Identificar estratégias de marketing, diagnosticar e diferenciar as variáveis intervenientes no processo do marketing e estabelecer prioridades, visando vantagens competitivas sustentáveis.

    OA6 - Desenhar uma estratégia de marketing para produtos ou servic¿os, incluindo etapas e conteúdos do plano de marketing.

    OA7 - Perceber o estado da arte da ciência e da prática do marketing.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    ME1. Exposição teórica dos principais conteúdos programa¿ticos (CP).

    ME2. Análise e discussão de papers em sala de aula.

    ME3. Seminários de apresentação de trabalhos.

    ME4. Teste escrito contendo questões analíticas sobre o CP. 

     

    Avaliação da UC:

    Apresentações de papers/trabalhos em seminários (60%).

    Teste escrito (40%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Engel, J. F., Blackwell, R. D. & Miniard, P. W. (2013). Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning.

    Kotler, P., Keller, K. L. (2013). Administração de marketing. 12 ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall.

    Malhotra, N. (2001). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3 ed., Porto Alegre: Bookman.

    Ferrell, O. C., Hartline, M., & Hochstein, B. W. (2021). Marketing strategy. Cengage Learning.

INSCRIÇÃO AVULSO
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