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Apresentação
Apresentação
A Disciplina de Marketing visa introduzir os estudantes a uma das principais áreas funcionais das empresas e discutir a aplicação do marketing do ponto de vista da Gestão. A UC propicia aos alunos uma visão abrangente sobre os conceitos que norteiam esta área científica e como o marketing se insere de forma holística nas diferentes áreas funcionais e como pode afetar o desempenho das empresas. Fornece embasamento teórico e prático de forma que os alunos estejam aptos a entenderem e discutir temas atuais do marketing. Propõe-se facilitar o desenvolvimento de senso crítico sobre os temas éticos, de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade e sua importância ao se pensar um plano marketing.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT461-2581
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos:
CP1. Ambiente empresarial e de marketing.
CP2. Fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing.
CP3. Comportamento dos consumidores e o processo de decisão de compra.
CP4. Sistemas de informações e pesquisa de marketing.
CP5. Estratégias de marketing.
CP6. Marketing contemporâneo: o estado da arte.
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Objetivos
Objetivos
OA1 - Contextualizar as tendências do ambiente empresarial e de marketing.
OA2 - Dominar os fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing.
OA3 - Perceber sobre o comportamento dos consumidores e o seu processo de decisão de compra.
OA4 - Conhecer ferramentas de sistemas de informações e pesquisa de marketing.
OA5 - Identificar estratégias de marketing, diagnosticar e diferenciar as variáveis intervenientes no processo do marketing e estabelecer prioridades, visando vantagens competitivas sustentáveis.
OA6 - Desenhar uma estratégia de marketing para produtos ou servic¿os, incluindo etapas e conteúdos do plano de marketing.
OA7 - Perceber o estado da arte da ciência e da prática do marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
ME1. Exposição teórica dos principais conteúdos programa¿ticos (CP).
ME2. Análise e discussão de papers em sala de aula.
ME3. Seminários de apresentação de trabalhos.
ME4. Teste escrito contendo questões analíticas sobre o CP.
Avaliação da UC:
Apresentações de papers/trabalhos em seminários (60%).
Teste escrito (40%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Engel, J. F., Blackwell, R. D. & Miniard, P. W. (2013). Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning.
Kotler, P., Keller, K. L. (2013). Administração de marketing. 12 ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Malhotra, N. (2001). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3 ed., Porto Alegre: Bookman.
Ferrell, O. C., Hartline, M., & Hochstein, B. W. (2021). Marketing strategy. Cengage Learning.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não