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Apresentação
Apresentação
A UC de Métodos e Técnicas de Investigação (MTI) enquadra-se na formação científica dos mestrandos, desenvolvendo a autonomia destes na elaboração de projetos científicos, no contexto do treino desportivo. A intenção é que os alunos compreendam todo o processo da investigação científica e que demonstrem competência para o aplicar nos seus trabalhos académicos, em particular na sua dissertação ou relatório de estágio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT774-10877
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Investigação científica no treino desportivo: a importância da aplicação da ciência no treino.
2. Conceção, passo a passo, de um projecto de investigação aplicando escrita científica:
- Definição do problema
- Revisão de literatura: bases de dados online, gestor de referências bibliográficas (Word ou outros gestores como o Mendeley e o Endnote), normas de citação e apresentação de referências bibliográficas (APA), a estratégica de funil para a estrutura da Introdução.
- Método: definição do desenho do estudo, constituição da amostra, escolha das variáveis de interesse e respetivos instrumentos de avaliação, a necessidade de validação de instrumentos, recolha e organização dos dados.
- Análise estatística dos dados: métodos descritivos e inferenciais, programas de análise de dados (SPSS, JASP).
- Apresentação de resultados: relatório escrito e apresentação oral.
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Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da presente UC é que o aluno entenda a importância da investigação científica no contexto do treino desportivo, que fique familiarizado com a metodologia científica e que a consiga aplicar para resolver problemas da sua área de interesse.
Especificamente, o aluno deve ser capaz de definir uma pergunta de partida, enquadrar teoricamente o problema recorrendo a literatura de referência, formular objetivos e/ou hipóteses de estudo, planear as várias fases subsequentes, nomeadamente a definição da amostra, as variáveis de interesse, o protocolo de recolha de dados, a organização dos dados e respetiva análise descritiva e inferencial, justificando cientificamente todas suas escolhas. O aluno deve também desenvolver a sua capacidade de comunicar os resultados da sua pesquisa de forma clara e objetiva.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas:
- Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência e o seu interesse);
- Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (os alunos vão trabalhar em projetos, dividindo tarefas e colaborando em equipas que terão missões específicas, é privilegiada o questionamento e a consequente experimentação);
- Ensino híbrido (os alunos e o professor assumem dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armour, K. (2011). Research methods in physical education and youth sport. New York; London: Routledge.
Bell, J. (2010). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education. 5th edition. Maidenhead: Open University Press. McGraw Hill.
Cohen, L. , Manion, L. & Morri, K. (2011). Research methods in education. 7th edition. London: Routledge.
Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. 3rd ed. London : SAGE.
Gratton & Jones (2010). Research methods for sports studies, 2nd ed., New York; London: Routledge.
Robson, C (2011). Real world research: a resource for users of social research methods in applied settings. 3rd edition, Chichester : Wiley.
Vincent, W. J. (2005). Statistics in kinesiology - 3rd ed. Champaign, Ill. Human Kinetics.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não