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Disciplina Detecção e Orientação de Talentos

  • Apresentação

    Apresentação

    O talento constitui uma das condições fundamentais para acender à excelência no desporto de competição e a sua deteção/identificação representam o primeiro passo de um longo processo de especialização que permite selecionar os atletas certos. O Seminário proporciona um conjunto de instrumentos científicos que promovem a reflexão crítica e autonomia do aluno na construção e aplicação de um modelo de deteção, identificação, seleção e desenvolvimento para o jovem atleta.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Bases teóricas:

    1.1. Talento desportivo e talento motor.

    1.2. Deteção, identificação, desenvolvimento e seleção de talentos desportivos.

    1.3. Programas de identificação e desenvolvimento de talentos desportivos.

    1.4. Sistemas de recrutamento e de promoção de talentos desportivos.

    2. Modelo básico e operativo:

    2.1. Determinantes básicos da modalidade desportiva.

    2.2. Perfil de características do atleta.

    3. Metodologia e controlo das variáveis que condicionam o sucesso desportivo:

    3.1. Bateria de testes utilizada em programas de identificação de talentos desportivos.

    3.2. O efeito do tamanho, composição corporal e maturação biológica sobre o desempenho funcional e motor dos atletas.

    3.3. Qual a influência do treino sobre o crescimento e maturação dos atletas?

    4. Orientação de talentos:

    4.1. Períodos sensíveis para o desenvolvimento das capacidades funcionais e das habilidades motoras gerais e específicas.

    4.2. Etapas de preparação desportiva a longo prazo.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Desenvolver a reflexão crítica sobre os diferentes modelos de referência e fases do processo de identificação e desenvolvimento de talentos desportivos;

    2. Identificar as interdependências entre os processos de crescimento, maturação biológica e adaptações ao treino desportivo;

    3. Desenvolver competências e autonomia para a avaliar o potencial desportivo dos atletas em situação de treino e/ou competição;

    4. Conhecer e desenvolver modelos e etapas de preparação desportiva a longo prazo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No início da UC serão utilizadas técnicas expositivas, onde se trabalham os conceitos-chave.

    Numa segunda fase, trabalha-se o modelo básico e operativo (em grupo), com referência na modalidade desportiva do estudante. O racional teórico do modelo é construído com suporte em artigos científicos, justificando assim as opções do estudante no processo que culmina com a construção dum protocolo de avaliação específico para a sua modalidade desportiva.

    Numa terceira fase, trabalham-se modelos de referência de deteção e desenvolvimento de talentos desportivos, devendo o estudante refletir sobre estes e construir um modelo operacional para a sua modalidade desportiva (em grupo). A avaliação decorre da apresentação e discussão do racional teórico do modelo básico e operativo e da defesa de um modelo operacional para a deteção e orientação de talentos numa modalidade desportiva previamente definida.

    O aluno terá de comparecer a 75% das aulas para aceder a esta apresentação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Lloyd, R. S., & Oliver, J. L. (2012). The youth physical development model: a new approach to long-term athletic development. Strength Cond J, 34(3), 61-72.
    • Massuça, L. M., Fragoso, I., & Teles, J. (2014). Attributes of top elite team-handball payers. J Strength Cond Res, 28(1), 178-186.
    • Reilly, T., Williams, A. M., Nevill, A., & Franks, A. (2000). A multidisciplinary approach to talent identification in soccer. J Sports Sci, 18(9), 695-702.
    • Vaeyens, R., Lenoir, M., Williams, A. M., & Philippaerts, R. M. (2008). Talent identification and development programmes in sport: current models and future directions. Sports Med, 38(9), 703-714.
    • Vandendriessche, J. B., Vaeyens, R., Vandorpe, B., Lenoir, M., Lefevre, J., & Philippaerts, R. M. (2012). Biological maturation, morphology, fitness, and motor coordination as part of a selection strategy in the search for international youth soccer players (age 15-16 years). J Sports Sci, 30(15), 1695-1703.
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