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Disciplina Conceção e Gestão da Formação

  • Apresentação

    Apresentação

    A gestão da formação na área de TSST (Técnico Superior de Segurança do Trabalho) é essencial para garantir que os profissionais desta área possuam o conhecimento e as habilidades necessárias para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. A gestão da formação em TSST deve começar com uma avaliação das necessidades de formação dos profissionais. É importante identificar as áreas onde os profissionais precisam de formação adicional ou de atualização. A partir dessa avaliação, é possível elaborar um plano de formação que inclua cursos e treinamentos específicos para suprir as necessidades identificadas. A área de saúde e segurança no trabalho está em constante evolução, e os profissionais devem estar atualizados em relação às novas tecnologias, normas e regulamentações. A formação contínua deve ser planeada e oferecida regularmente para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às melhores práticas de saúde e segurança no trabalho.

     

     

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos–alvo
    Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução de formação)
    Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários)
    Técnicas de utilização de equipamentos de formação (retroprojetor)
    Técnicas de avaliação dos formandos
    Metodologias e técnicas adequadas para avaliação e eficácia da formação

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos: Preparar, coordenar e lecionar ações de formação e informação na área em causa.

    Conhecer metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos–alvo

    Conceber programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução de formação)

    Identificar metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários)

    Conhecer os diferentes RD

    Saber utilizar diferentes técnicas de avaliação dos formandos e para avaliação e eficácia da formação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias utilizadas são a expositiva, interrogativa e ativa.

    A avaliação deve assumir um carácter de prova de desempenho profissional baseado nas atividades do Perfil Profissional visado, devendo avaliar os conhecimentos e as competências mais significativas adquiridos nas diferentes componentes de Formação. 

    • Componente de Avaliação Contínua (60% da Nota Final), realizada ao longo do Módulo e baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nas aulas
    • Componente de Avaliação Final (40% da Nota Final), baseada na elaboração de uma atividade Final, realizada individualmente apresentada e entregue dentro do prazo previamente estabelecido.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ECDVT. (2013). Trainers in continuing VET: emerging competence profile. Luxembourg: Public. Office of the EU.
    IFQ. (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: IQF
    IFQ. (2005). Formação para a inclusão. Guia metodológico. Lisboa: IQF
    Le Boterf, G. (1995). De la compétence: Essai sur un attracteur étrange. Paris: Éditions d' Organisation

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Susana Chaves

    5ª Feiras- 18h30

    U07

     

     

     

     

     

     

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