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Apresentação
Apresentação
A gestão da formação na área de TSST (Técnico Superior de Segurança do Trabalho) é essencial para garantir que os profissionais desta área possuam o conhecimento e as habilidades necessárias para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. A gestão da formação em TSST deve começar com uma avaliação das necessidades de formação dos profissionais. É importante identificar as áreas onde os profissionais precisam de formação adicional ou de atualização. A partir dessa avaliação, é possível elaborar um plano de formação que inclua cursos e treinamentos específicos para suprir as necessidades identificadas. A área de saúde e segurança no trabalho está em constante evolução, e os profissionais devem estar atualizados em relação às novas tecnologias, normas e regulamentações. A formação contínua deve ser planeada e oferecida regularmente para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às melhores práticas de saúde e segurança no trabalho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT125-3440
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos–alvo
Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução de formação)
Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários)
Técnicas de utilização de equipamentos de formação (retroprojetor)
Técnicas de avaliação dos formandos
Metodologias e técnicas adequadas para avaliação e eficácia da formação
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Objetivos
Objetivos
Objetivos: Preparar, coordenar e lecionar ações de formação e informação na área em causa.
Conhecer metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos–alvo
Conceber programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução de formação)
Identificar metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas (técnicas de motivação, métodos pedagógicos, gestão dos tempos e dos meios necessários)
Conhecer os diferentes RD
Saber utilizar diferentes técnicas de avaliação dos formandos e para avaliação e eficácia da formação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias utilizadas são a expositiva, interrogativa e ativa.
A avaliação deve assumir um carácter de prova de desempenho profissional baseado nas atividades do Perfil Profissional visado, devendo avaliar os conhecimentos e as competências mais significativas adquiridos nas diferentes componentes de Formação.
- Componente de Avaliação Contínua (60% da Nota Final), realizada ao longo do Módulo e baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nas aulas
- Componente de Avaliação Final (40% da Nota Final), baseada na elaboração de uma atividade Final, realizada individualmente apresentada e entregue dentro do prazo previamente estabelecido.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ECDVT. (2013). Trainers in continuing VET: emerging competence profile. Luxembourg: Public. Office of the EU.
IFQ. (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: IQF
IFQ. (2005). Formação para a inclusão. Guia metodológico. Lisboa: IQF
Le Boterf, G. (1995). De la compétence: Essai sur un attracteur étrange. Paris: Éditions d' Organisation
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Susana Chaves
5ª Feiras- 18h30
U07
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Mobilidade
Mobilidade
Não