-
Apresentação
Apresentação
Os métodos estatísticos constituem uma ferramenta fundamental para a análise e interpretação de dados. Apresentam-se os conceitos básicos do pensamento, da linguagem e das técnicas estatísticas. Os alunos devem ser capazes de reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias a vários contextos, em particular nas suas áreas de estudo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT125-3441
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
2. Análise, representação e redução de dados
- Introdução
- Tipos de dados
- Representação gráfica de dados
3. Características amostrais
- Medidas de localização (média, moda, mediana e quantis)
- Medidas de dispersão (amplitude amostral, dispersão interquartil, variância, desvio-padrão)
4. Probabilidade
- Álgebra de acontecimentos e propriedades.
- Conceitos de probabilidade
- Axiomática de Kolmogorov e suas consequências
- Probabilidade condicionada.
- Acontecimentos independentes
5. Modelos discretos
- Distribuição Binomial
- Distribuição de Poisson
6. Modelos contínuos
- Distribuição Normal
- Distribuição de Weibull
7. Fiabilidade
- Conceito de fiabilidade
- Fiabilidade de sistemas
-
Objetivos
Objetivos
- Compreender os conceitos de Estatística Descritiva e Estatística Indutiva, identificá-los e aplicá-los em casos práticos.
- Ter conhecimento de como se obtêm, classificam e analisam amostras e como se faz o respectivo tratamento estatístico.
- Interiorizar os conceitos de álgebra dos acontecimentos.
- Conhecer os vários conceitos de probabilidade e aprender a determinar a probabilidade de acontecimentos.
- Identificar adequadamente os modelos de distribuições de probabilidade discretos e contínuos.
- Apreender o conceito de fiabilidade e aplicação aos diferentes tipos de sistemas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conceitos teóricos são apresentados e complementados com exemplos práticos. Apresentam-se orientações para o estudo e aprendizagem dos alunos. Recomendam-se exercícios de aplicação dos conceitos teóricos a problemas concretos das áreas de estudo dos alunos e esclarecem-se dúvidas que possam surgir da resolução dos mesmos.A avaliação é realizada em regime de exame de avaliação final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Câmara, A.M. (1996) – Matemática - 10º Ano – 3ºVol. Rumo
Murray, R: S.(1977) – Probabilidade e Estatística. McGraw-Hill.
Murteira, B. J. – Probabilidades e Estatística. McGraw-Hill.
Santos, F.B. (1989) – Sebenta de Matemática – Estatística. 4ªEd.
Meyer, P. L. (1983) – Probabilidade. Aplicações à Estatística. (2ª edição) Livros Técnicos e Científicos Editora.
Oliveira, J. Tiago - Probabilidade e Estatística (Vol. I e II) McGraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Ana Sofia Soares
A combinar com os alunos
Sala dos professores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não