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Disciplina Noções de Estatística

  • Apresentação

    Apresentação

    Os métodos estatísticos constituem uma ferramenta fundamental para a análise e interpretação de dados. Apresentam-se os conceitos básicos do pensamento, da linguagem e das técnicas estatísticas. Os alunos devem ser capazes de reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias a vários contextos, em particular nas suas áreas de estudo.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

    2. Análise, representação e redução de dados

    • Introdução
    • Tipos de dados
    • Representação gráfica de dados

    3. Características amostrais

    • Medidas de localização (média, moda, mediana e quantis)
    • Medidas de dispersão (amplitude amostral, dispersão interquartil, variância, desvio-padrão)

    4. Probabilidade

    • Álgebra de acontecimentos e propriedades.
    • Conceitos de probabilidade
    • Axiomática de Kolmogorov e suas consequências
    • Probabilidade condicionada.
    • Acontecimentos independentes

    5. Modelos discretos

    • Distribuição Binomial
    • Distribuição de Poisson

    6. Modelos contínuos

    • Distribuição Normal
    • Distribuição de Weibull

    7. Fiabilidade

    • Conceito de fiabilidade
    • Fiabilidade de sistemas
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender os conceitos de Estatística Descritiva e Estatística Indutiva, identificá-los e aplicá-los em casos práticos.
    • Ter conhecimento de como se obtêm, classificam e analisam amostras e como se faz o respectivo tratamento estatístico.
    • Interiorizar os conceitos de álgebra dos acontecimentos.
    • Conhecer os vários conceitos de probabilidade e aprender a determinar a probabilidade de acontecimentos.
    • Identificar adequadamente os modelos de distribuições de probabilidade discretos e contínuos.
    • Apreender o conceito de fiabilidade e aplicação aos diferentes tipos de sistemas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conceitos teóricos são apresentados e complementados com exemplos práticos. Apresentam-se orientações para o estudo e aprendizagem dos alunos. Recomendam-se exercícios de aplicação dos conceitos teóricos a problemas concretos das áreas de estudo dos alunos e esclarecem-se dúvidas que possam surgir da resolução dos mesmos.A avaliação é realizada em regime de exame de avaliação final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Câmara, A.M. (1996) – Matemática  - 10º Ano – 3ºVol. Rumo

    Murray, R: S.(1977) – Probabilidade e Estatística. McGraw-Hill.

    Murteira, B. J. – Probabilidades e Estatística. McGraw-Hill.

    Santos, F.B. (1989) – Sebenta de Matemática – Estatística. 4ªEd.

    Meyer, P. L. (1983) – Probabilidade. Aplicações à Estatística. (2ª edição) Livros Técnicos e Científicos Editora.

    Oliveira, J. Tiago - Probabilidade e Estatística (Vol. I e II) McGraw-Hill.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Ana Sofia Soares

    A combinar com os alunos

    Sala dos professores.

     

     

     

     

     

     

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