filmeu
Imagem notícias defeito 1

Cuidado! Há um drone na alameda

Alunos do curso de Eng. Eletrotécnica vão lançar drone

04.08.15 - 00h00

Os alunos do CET em Automação, Robótica e Controlo Industrial que fizeram o estágio nos laboratórios de Engenharia Electrotécnica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia fizeram um voo demonstrativo com um drone na Alameda da Universidade de Lisboa com o objetivo de testar o trabalho realizado na parte final do estágio. O objetivo principal do voo é a possibilidade de a partir do solo, aferir os parâmetros (coordenadas GPS e outras) do trajeto através do computador.


A experiência decorreu no passado dia 31 de julho, na alameda da Universidade de Lisboa


"Durante o estágio fui propondo atividades e projetos, que foram não só cumpridos pelos formandos como foram superando as minhas expectativas", refere Fernando Baltazar Duarte, diretor do curso de Engenharia Electrotécnica da Lusófona e coordenador do estágio curricular.



"Temos feitos algumas experiências de voo e de controlo e fizemos alguns avanços na obtenção de dados de voo, conseguindo ter num computador um "painel de instrumentos" com alguns parâmetros de voo como as coordenadas GPS, a distância percorrida e o tempo total desse trajeto", explica o docente, acrescentando que "esta é uma área com futuro estratégico".



O voo constou de duas partes, tal como o indicado no plano: na primeira o voo foi "comandado" a partir de um controlador em terra e uma segunda parte em que foi feito voo autónomo, sem qualquer controlo a partir de terra. O voo foi planificado "offline" e feito o upload dos parâmetros de voo para o "drone" que cumpriu integralmente o plano definido, enviando para o computador os parâmetros pretendidos.



Faltará, no futuro, e com outros apoios explorar um conjunto vasto de possíveis aplicações deste método de obtenção de dados.



O voo decorreu na Alameda da Universidade de Lisboa uma vez que, no Campus da Universidade Lusófona, a experiência não é permitida devido à proximidade do aeroporto.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios