filmeu
Imagem notícias defeito 1

Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: 500 anos das Teses de Lutero

Este evento assinala a comemoração da fundação do Movimento Reformador Europeu.

30.05.16 - 00h00

Promovido pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e pela Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo, em parceria com a CIDH (Universidade Aberta/CLEPUL), realiza-se em novembro de 2017, em Lisboa, o Congresso Internacional «Um Construtor da Modernidade: Lutero - Teses - 500 anos», para comemorar o quinto centenário do que pode ser considerada a fundação do movimento reformador europeu.

A chamada Reforma Protestante não mudou apenas a história da religião cristã, mas transformou a Alemanha e influenciou a Europa e os outros continentes. Devedora de diversos movimentos precursores, enquanto mundivisão plasmada tanto no espaço sagrado como no universo profano, sem ela não é possível compreender o seu próprio tempo nem o que daí advém em termos de pensamento filosófico e mesmo da geocultura europeia que se desenvolveu nos últimos quinhentos anos. Da modernidade à contemporaneidade, o pensamento teológico, a literatura, a música, as artes plásticas, a educação, a economia, o direito e as ciências foram impregnadas pelo pensamento reformado. Quinhentos anos depois, que herança ficou da dinâmica reformadora? Que legado recebemos em nossas mãos? Que influência permaneceu viva até hoje?


O Congresso Um Construtor da Modernidade: Lutero - Teses - 500 anos pretende refletir sobre as múltiplas dimensões do movimento da Reforma Protestante, as suas consequências e a sua influência no mundo. Contará com a intervenção de teólogos, biblistas e exegetas de vários quadrantes confessionais e contextos religiosos, bem como historiadores, filósofos, sociólogos e outros cientistas sociais que contribuam para a promoção de um olhar interdisciplinar sobre as marcas do pensamento reformado, revisitando os seus princípios e valores, pelo que se assume como um exercício de cidadania.

A CIDH - Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização - Universidade Aberta / CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa assumirá a coordenação científica. O Prof. Doutor José Eduardo Franco (Universidade Aberta) é o presidente da Comissão Científica, sendo o Prof. Dr. Paulo Mendes Pinto o seu vice-presidente.

A Comissão Organizadora será presidida pelo Prof. Doutor José Brissos-Lino (Universidade Lusófona).

Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à Comissão de Honra.

Tratando-se de uma iniciativa de grande relevância social, cultural, religiosa e até política, o Congresso será formal e pormenorizadamente apresentado no próximo mês de outubro, a um ano da sua realização.

Para mais informações, contactar o Dr. Timóteo Cavaco (CLEPUL), Coordenador da Comissão Executiva, através do e-mail congresso.lutero.500anos@gmail.com ou do número 963908796.

Paulo Mendes Pinto
Coord. Área de Ciência das Religiões

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios