Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: 500 anos das Teses de Lutero

Este evento assinala a comemoração da fundação do Movimento Reformador Europeu.

Promovido pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e pela Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo, em parceria com a CIDH (Universidade Aberta/CLEPUL), realiza-se em novembro de 2017, em Lisboa, o Congresso Internacional «Um Construtor da Modernidade: Lutero - Teses - 500 anos», para comemorar o quinto centenário do que pode ser considerada a fundação do movimento reformador europeu.

A chamada Reforma Protestante não mudou apenas a história da religião cristã, mas transformou a Alemanha e influenciou a Europa e os outros continentes. Devedora de diversos movimentos precursores, enquanto mundivisão plasmada tanto no espaço sagrado como no universo profano, sem ela não é possível compreender o seu próprio tempo nem o que daí advém em termos de pensamento filosófico e mesmo da geocultura europeia que se desenvolveu nos últimos quinhentos anos. Da modernidade à contemporaneidade, o pensamento teológico, a literatura, a música, as artes plásticas, a educação, a economia, o direito e as ciências foram impregnadas pelo pensamento reformado. Quinhentos anos depois, que herança ficou da dinâmica reformadora? Que legado recebemos em nossas mãos? Que influência permaneceu viva até hoje?


O Congresso Um Construtor da Modernidade: Lutero - Teses - 500 anos pretende refletir sobre as múltiplas dimensões do movimento da Reforma Protestante, as suas consequências e a sua influência no mundo. Contará com a intervenção de teólogos, biblistas e exegetas de vários quadrantes confessionais e contextos religiosos, bem como historiadores, filósofos, sociólogos e outros cientistas sociais que contribuam para a promoção de um olhar interdisciplinar sobre as marcas do pensamento reformado, revisitando os seus princípios e valores, pelo que se assume como um exercício de cidadania.

A CIDH - Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização - Universidade Aberta / CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa assumirá a coordenação científica. O Prof. Doutor José Eduardo Franco (Universidade Aberta) é o presidente da Comissão Científica, sendo o Prof. Dr. Paulo Mendes Pinto o seu vice-presidente.

A Comissão Organizadora será presidida pelo Prof. Doutor José Brissos-Lino (Universidade Lusófona).

Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à Comissão de Honra.

Tratando-se de uma iniciativa de grande relevância social, cultural, religiosa e até política, o Congresso será formal e pormenorizadamente apresentado no próximo mês de outubro, a um ano da sua realização.

Para mais informações, contactar o Dr. Timóteo Cavaco (CLEPUL), Coordenador da Comissão Executiva, através do e-mail congresso.lutero.500anos@gmail.com ou do número 963908796.

Paulo Mendes Pinto
Coord. Área de Ciência das Religiões