filmeu
Imagem notícias defeito 1

Novo Gabinete de Estudos Ibéricos Miguel Unamuno

Lusófona lembra escritor espanhol, autor de "Por Terras de Portugal e de Espanha".

05.02.16 - 00h00

Comemorar a vida e obra de Unamuno. Foi esse o objetivo da conferência "Por terras de Portugal com Miguel Unamuno", organizada pelo Centro de Estudos da Lusofonia Agostinho da Silva (CELAS) em parceria com a Tertúlia do Ser e do Saber, a 14 de janeiro, na Lusófona. A iniciativa lembrou o escritor espanhol, que foi ensaísta, poeta, dramaturgo e romancista. Serviu ainda para anunciar a criação do Gabinete de Estudos Ibéricos Miguel Unamuno.


Segundo Carlos Carranca, diretor do CELAS, o Gabinete vai beneficiar todos os que se interessam pelo filósofo espanhol. "A partir de agora, os estudiosos da cultura hispânica têm um novo espaço para trabalhar", disse.


Perspicaz e crítico - é dele, por exemplo, a frase "o horror ao trabalho dá trabalhos sem conta" -, Unamuno lançou mais de 30 obras. É considerado um dos maiores escritores espanhóis e da Europa do século XX.


"Por Terras de Portugal e de Espanha" e "Os Portugueses, Um Povo Suicida" são dois livros que assinalam a relação de proximidade que o filósofo manteve com Portugal. Para o antigo jornalista Agustin Remesal, autor do livro "Por Tierras de Portugal, Un viaje com Unamuno", e um dos oradores convidados da conferência, debater sobre "Miguel Unamuno é falar também da consideração que o autor tinha por Portugal".

Hamilton Cruz
Redação LOC

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios