Game Dev Meet - Stage 5 destaca a importância do marketing
Encontro entre desenvolvedores de videojogos
09.01.15 - 00h00A Universidade Lusófona acolheu o "Game Dev Meet- Stage 5" no dia 19 de Dezembro. Este evento, tal como o nome indica, é um encontro entre pessoas que criam e desenvolvem os seus jogos.
A Universidade Lusófona acolheu o "Game Dev Meet- Stage 5" no dia 19 de Dezembro. Este evento, tal como o nome indica, é um encontro entre pessoas que criam e desenvolvem os seus jogos. No plano para o encontro estava a experimentação do jogo Slinki e uma conferência com Eduardo Garabito (Video Game PR Freelancer, consultor de marketing, co-fundador do site indieorama.com) sobre a importância do marketing, quando se quer lançar um jogo, por conta própria, no mercado.
Num ambiente descontraído e de boa disposição, os participantes puderam experimentar o jogo Slinki, mas não só. Alguns dos participantes levaram os seus computadores pessoais para mostrarem os seus próprios jogos. O evento promoveu o encontro de pessoas com um interesse em comum: a criação de jogos de computador. E isso, permitiu que os criadores trocassem várias ideias e experiências entre si, para que cada um pudesse melhorar o seu jogo.
A segunda parte do evento esteve a cargo de Eduardo Garabito, um escritor e director de marketing da empresa espanhola Rain Games. A conferência, com o título "Marketing and you: yeah sorry but it is THAT important", visou esclarecer a importância do marketing para o sucesso de um jogo. "Marketing é um terço das vossas hipóteses para ter sucesso", começou por dizer o escritor, destacando que a visibilidade é um fator muito importante. De seguida, dividiu a apresentação em três elementos fulcrais para o sucesso: a comunicação, a distribuição e a comunicação social, em termos específicos para este mercado.
A palestra terminou com Eduardo Garabito a dar conselhos aos participantes e a mostrar total disponibilidade para responder às perguntas da audiência, assim como, a dar resposta aos mails que enviem a pedir conselhos sobre os elementos essenciais. "Aprendam a fazer isto, ou então paguem a alguém como eu", disso o director de marketing em tom de brincadeira.
João Ribeiro
Comunicação LOC