filmeu
Imagem notícias defeito 1

Programa de Enquadramento Académico de Refugiados

O programa pretende dar apoio aos refugiados que serão colocados em instituições portuguesas.

02.11.15 - 00h00

No actual contexto europeu e no momento em que Portugal acolhe os primeiros refugiados vindos do programa de redestribuição criado pelas instâncias europeias, a Universidade Lusófona propõe-se prestar todo o apoio académico legalmente possível para que, no cumprimento das suas funções, possa dar um contributo importante no acolhimento destes refugiados no que respeita à sua integração numa vida profissionalmente activa através da validação das suas competências académicas e da possibilidade de prosseguimento de estudos.

Para enquadrar este apoio, a Universidade Lusófona criou um gabinete específico com esta função, coordenado por Paulo Mendes Pinto, da área de Ciência das Religiões, sendo que todo o apoio e oferta escolar integrados no PEAR, Programa de Enquadramento Académico de Refugiados, serão gratuitos.

Este Programa pretende dar apoio a todos os refugiados que actualmente chegam à Europa e que serão colocados em instituições portuguesas, no campo da validação dos diplomas de Ensino Superior que detenham, assim como no prosseguimento dos estudos superiores entretanto abandonados, conduzindo assim uma política que promova a integração e a valorização de cada indivíduo.

O PEAR terá como objectivos específicos, mediante a articulação com as entidades já no terreno, e no estrito respeito pelo quadro legar nacional:

  1. Avaliação de Diplomas e análise da sua adequação a Portugal, indicando caminhos e soluções;
  2. Avaliação de históricos académicos e análise das possibilidades de equivalência;
  3. Apoio à integração de estudantes universitários nas instituições do Grupo Lusófona através da análise realizada no ponto anterior;
  4. Dar apoio no enquadramento escolar aos alunos refugiados, procurando solucionar os problemas daí decorrentes, reunindo parceiros e interessados;
  5. Nos casos necessários, apoiar na procura de instituições e individualidades que possam contribuir para suportar os custos inerentes à frequência do Ensino Superior, tendo como garantida a total isenção de pagamentos às instituições do Grupo Lusófona.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais por favor contacte:

O PEAR nos media

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios