filmeu
Imagem notícias defeito 1

Pós-graduação Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais

Trata-se de uma iniciativa académica inédita em Portugal com início previsto para Março.

07.01.16 - 00h00

A Área de Ciência das Religiões, do Departamento de Ciência Política da FCSEA da Un. Lusófona, promove em 2016, com início previsto para Março, a Pós-graduação em Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais, com coordenação do investigador Joaquim Franco e do frade franciscano capuchinho Fernando Ventura.

Trata-se de uma iniciativa académica inédita em Portugal, com 120 horas letivas, que aborda a dimensão social e política das religiões e respetivas narrativas, (re)lendo a história e perspetivando o futuro pela construção ética e moral das sociedades, nomeadamente pela análise e estudo da Doutrina Social da Igreja Católica, do discurso sociopolítico de Papa Francisco - protagonista do presente -, da história social e política do Islão, pela reflexão teológico-filosófica da ação e intervenção política em contexto de laicidade ou até pela abordagem mediática a estes assuntos.

Portugal e a Europa vivem um momento social, económico e político que relança o debate com impacto também no exercício político e económico. Esta Pós-graduação visa dotar os formandos das adequadas ferramentas para a descodificação e interpretação de "doutrinas" sociais nas narrativas religiosas, promover a reflexão sobre a relação entre ética e política à luz de paradigmas socioreligiosos, contribuindo para a melhor compreensão do fenómeno religioso e para a aplicação de políticas culturalmente enquadradas, com o exercício mais esclarecido das opções sociopolíticas, o seu enquadramento num tempo de globalização, movimentação e (des)encontro cultural e A Pós-graduação Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais é constituída por cinco módulos, com aulas teórico-práticas, conferências e debates. Foi desenhada pensando sobretudo em estudantes, profissionais ou interessados em áreas como política, economia, ação/serviço social, ciência das religiões, teologia e comunicação, bem como pessoas em cargos políticos, sacerdotes, ministros de culto ou qualquer outro profissional/voluntário/dirigente em instituições sociais e religiosa.

Entre docentes, conferencistas e oradores em debates, está confirmado nesta Pós-graduação o contributo de Acácio Catarino, Alexandre Honrado, Alfredo Bruto da Costa, Pe. Anselmo Borges, António Caria Mendes, António Dias Farinha, Bernardino Soares, D. Carlos Azevedo, Deolinda Machado, Frei Fernando Ventura, Filomena Barros, Henrique Pinto, Frei Hermínio Araújo, Joaquim Franco, João de Almeida Santos, Jorge Bacelar Gouveia, José Eduardo Franco, José Manuel Anes, Pe. José Manuel Pereira de Almeida, Manuela Silva, Manuel Carvalho da Silva, Manuel de Lemos, Irmã Maria Julieta Mendes, Paulo Mendes Pinto, Rachid Ismael e Rui Marques.

Paulo Mendes Pinto
Ciências das Religiões

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios