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Apresentação
Apresentação
Com este módulo pretende-se aprofundar a reflexão teórica sobre paradigmas na investigação, dando
ênfase à metodologia qualitativa a fim de conhecer as razões fundantes da sua implantação e das
características que regem a sua validade e fidelidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT482-14311
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- A. Introdução
a. Principais características do paradigma quantitativo
b. Razões de rutura
c. Emergência da investigação qualitativa. Suas características
B. Modos de investigação no quadro das investigações qualitativas
a. Os estudos de caso e multi-casos
C. Validade e Confiabilidade na Pesquisa Qualitativa
D. Principais técnicas de recolha de dados e análise na investigação qualitativa
a. O inquérito (questionário, entrevista). A observação participante. A análise documental
- A. Introdução
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Objetivos
Objetivos
. Compreender o significado e a necessidade de rutura epistemológica na construção do conhecimento
científico.. Conhecer a emergência histórica e as características do paradigma quantitativo;
. Conhecer as condições da emergência da investigação qualitativa.
. Compreender, nos seus traços principais, as caraterísticas da investigação qualitativa.
. Aprofundar o conhecimento das principais técnicas de recolha de dados na investigação qualitativa: O
inquérito. A observação participante. A análise documental.
. Aprofundar o conhecimento de algumas das principais técnicas de análise de dados na investigação
qualitativa, com especial incidência na análise de conteúdo .
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O Doutorando receberá logo no início do Seminário um conjunto de textos que representarão a base da
maior parte de conteúdos que serão tratados ao longo das sessões para além de indicação sobre
referências bibliográficas mais alargadas que terá de consultar antes da aula para poder participar
ativamente na construção dos saberes em grupo. Ao longo das sessões o grupo será convidado a
analisar de forma crítica algumas produções científicas, igualmente, previamente fornecidas.
Avaliação
a. Resenha crítica de uma publicação (a definir) sobre o paradigma da Investigação Qualitativa ou
reflexão mais aprofundada sobre Investigação Qualitativa e suas características e a forma de garantir a
validade e a fidelidade em pesquisas desse tipo.
b. Até 5 páginas; TNR, 12, espaço 1,5
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não