filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação Qualitativas

  • Apresentação

    Apresentação

    Com este módulo pretende-se aprofundar a reflexão teórica sobre paradigmas na investigação, dando
    ênfase à metodologia qualitativa a fim de conhecer as razões fundantes da sua implantação e das
    características que regem a sua validade e fidelidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. A. Introdução
      a. Principais características do paradigma quantitativo
      b. Razões de rutura
      c. Emergência da investigação qualitativa. Suas características
      B. Modos de investigação no quadro das investigações qualitativas
      a. Os estudos de caso e multi-casos
      C. Validade e Confiabilidade na Pesquisa Qualitativa
      D. Principais técnicas de recolha de dados e análise na investigação qualitativa
      a. O inquérito (questionário, entrevista). A observação participante. A análise documental
  • Objetivos

    Objetivos

    . Compreender o significado e a necessidade de rutura epistemológica na construção do conhecimento
    científico.

    . Conhecer a emergência histórica e as características do paradigma quantitativo;
    . Conhecer as condições da emergência da investigação qualitativa.
    . Compreender, nos seus traços principais, as caraterísticas da investigação qualitativa.
    . Aprofundar o conhecimento das principais técnicas de recolha de dados na investigação qualitativa: O
    inquérito. A observação participante. A análise documental.
    . Aprofundar o conhecimento de algumas das principais técnicas de análise de dados na investigação
    qualitativa, com especial incidência na análise de conteúdo .

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O Doutorando receberá logo no início do Seminário um conjunto de textos que representarão a base da
    maior parte de conteúdos que serão tratados ao longo das sessões para além de indicação sobre
    referências bibliográficas mais alargadas que terá de consultar antes da aula para poder participar
    ativamente na construção dos saberes em grupo. Ao longo das sessões o grupo será convidado a
    analisar de forma crítica algumas produções científicas, igualmente, previamente fornecidas.
    Avaliação
    a. Resenha crítica de uma publicação (a definir) sobre o paradigma da Investigação Qualitativa ou
    reflexão mais aprofundada sobre Investigação Qualitativa e suas características e a forma de garantir a
    validade e a fidelidade em pesquisas desse tipo.
    b. Até 5 páginas; TNR, 12, espaço 1,5
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios