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Doutoramento Educação

Lisboa
O Programa Doutoral em Educação da Universidade Lusófona centra-se no desenvolvimento de investigação original na área das Ciências da Educação e integra a Escola Doutoral constituída no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolv... Ler mais

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GrauDoutoramento Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Programa Doutoral em Educação da Universidade Lusófona centra-se no desenvolvimento de investigação original na área das Ciências da Educação e integra a Escola Doutoral constituída no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). O Programa Doutoral tem a duração de três anos (em regime de tempo integral), correspondentes a 180 ECTS.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor: a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal; b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento; c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem classificação da habilitação anterior / titulares do grau de licenciado, detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante / detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos: - 100% apreciação curricular
  • Destinatários

    Destinatários

    O calendário e horário dos seminários é divulgado com antecedência e toma em consideração a frequência simultânea do Programa por estudantes bolseiros (ou equiparados a bolseiro) e em regime pós-laboral, nacionais ou estrangeiros. Para os estudantes estrangeiros estão previstas formas de organização que articularão presenças em Portugal com a investigação empírica feita nos respectivos países. Nos meses de Janeiro e Julho de cada ano realizam-se, de modo concentrado, os seminários previstos na parte curricular do Programa Doutoral. Esses períodos de estadia em Portugal permitem igualmente aos estudantes um contacto estreito com os orientadores, a realização nas bibliotecas portuguesas da revisão de literatura necessária à respectiva pesquisa, bem como a frequência de iniciativas científicas e culturais. O Programa dispõe de meios de Educação a Distância que apoiarão os candidatos em todas as fases da sua pesquisa. No âmbito de protocolos existentes com IES estrangeiras, ou pertencentes ao Grupo Lusófona, podem ser desenvolvidas formas de apoio presencial nos países de origem, nomeadamente de carácter metodológico, quando para tal existam condições materiais e científicas.
  • Competências

    Competências

    Nos termos da lei e da prática universitária, os objetivos de um doutoramento são os seguintes: a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo; b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico; c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; d) Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação em publicações com peer review; e) Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; f) Serem capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade sobre a área em que são especializados; g) Serem capazes de promover, em contexto académico e ou profissional o progresso social ou cultural. A operacionalização destes objetivos é realizada a partir do plano de estudo e das UC proporcionadas no chamado curso de doutoramento (parte curricular): - as UC de natureza teórica assumem a caraterística de seminário de aprofundamento, tendo como avaliação predominante a produção de um artigo científico, nos moldes exigidos pela Revista Lusófona de Educação (sublinhe-se que a RLE é a mais indexada das revistas portuguesas, incluindo o ISI Web of Knowledge e o SCOPUS); - a presença bastante acentuada de professores convidados, permitindo um contacto prolongado dos estudantes com outras culturas científicas e com o trabalho de investigação de referência em diversos campos; - a insistência feita pela coordenação do curso para que cada estudante preveja, no início de cada ano, a sua presença em congressos científicos do campo da sua pesquisa, com apresentação de comunicações; - a prática obrigatoriedade de publicação prévia de um determinado número de artigos em revistas científicas com peer review e bem avaliadas internacionalmente antes da defesa pública das suas provas de doutoramento. O controlo sobre o grau de cumprimento desses objetivos (embora não se trata de uma medição) é feita anualmente através da apresentação por parte de cada estudante de um Relatório de Progresso, onde consta a informação sobre a atividade e a produção científica desenvolvidas. Esse relatório tem de ter o visto prévio do orientador científico e é analisado pela coordenação científica do doutoramento.
  • Objetivos

    Objetivos

    A definição dos objetivos é feita a partir das competências exigidas aos candidatos nos termos da lei e da prática universitária: a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas d) Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação em publicações com peer review e) Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas f) Serem capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade sobre a área em que são especializados g) Serem capazes de promover, em contexto académico e ou profissional o progresso social ou cultural
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Investigação e docência no domínio da Educação Planeamento e gestão de programas de Educação e formação Participação em programas interdisciplinares de investigação
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O grau de Doutor em Educação permite o prosseguimento de estudos em programas pós-doutorais na área ou em áreas afins. Qualifica para a investigação nesta área ou em áreas afins
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Professores do Programa: Prof.ª Doutora Alcina Manuela Oliveira Martins Prof. Doutor António Teodoro Prof. Doutor José V. Brás Profº Doutora Maria Neves Gonçalves Profº Doutora Maria Odete Emygdio da Silva Prof. Doutor Óscar C. Sousa Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte Prof. Doutor Vítor Duarte Teodoro Prof.ª Doutora Lucimar Dantas Prof. Doutor Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA) Prof. Doutor Michel Develay (U. Lyon, França) Prof. Doutor André Robert (U. Lyon, França) Prof. Doutor Emílio Lucio Villegas (U. Sevilla, Espanha) Prof.ª Doutora Teresa T Lopo Prof.ª Doutora Inês Vieira Prof.ª Doutora Marta Jecu Prof.ª Doutora Leanete Thomas Prof.ª Doutora Sónia Cardoso Prof.ª Doutora Orlanda Tavares Prof.ª Doutora Cristina Sin Prof. Doutor João Filipe Matos
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
  • Observações

    Observações

    O Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona abrange um total de 180 ECTS, estruturados do seguinte modo: (i) uma parte curricular, correspondente a 90 ECTS, com uma duração normal de 3 semestres (ii) a tese, a que se atribui os outros 90 ECTS A parte curricular do Programa é constituída por seminários de aprofundamento (60 ECTS) e seminários metodológicos (15 ECTS), de um conjunto oferecido anualmente pela Universidade, bem como pela apresentação e discussão pública do Relatório de Investigação (15 ECTS). O registo definitivo do tema e plano da Tese de Doutoramento exige a aprovação do Relatório de Investigação, debatido perante um júri muito próximo do que será o júri que apreciará a Tese. As duas fases do Programa de Doutoramento podem sobrepor-se parcialmente no tempo, não sendo necessariamente sequenciais.

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Subdireção do Curso

Rosa Serradas Duarte

Secretariado

Anabela Martins

  • Extensão Telefónica
    637
  • Local de atendimento
    Sala C.0.14
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h00 às 13h e das 14h30 às 18h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 271/2012

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.

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