filmeu

Disciplina Narrativas Sonoras

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito estruturante da UC assenta no triângulo sistémico Escutar-Manipular-Projetar, sustentado por quatro domínios - percepção, acústica, cultura sonora, narrativa audiovisual - em articulação conjunta. No 1º ano da licenciatura os focos serão Escutar e Manipular complementados, necessariamente, pelo outro vértice [Projetar].

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    ESCUTAR [ouvir-escutar-reconhecer-compreender]

    • Linguagem audiovisual

    • Introdução ao estudo do som

    • Percepção sonora

    • Paisagem sonora

    • Banda sonora

    • Escuta (pratica analitica, reflexiva, projetiva) 

     

    MANIPULAR [registar, editar, materializar]

    • Estúdio de som

    • Microfones

    • Noções técnicas de captação/gravação áudio

    • Práticas e técnicas básicas de edição áudio

    • Protocolo MIDI

    • Espaço sonoro

    • Sincronização audiovisual

     

    PROJETAR

    • Soundboard

    • Adequação do som à imagem e vice-versa

    • Narrativas sonoras

    • Acusmatização

    • Espaços sonoros

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão do funcionamento do universo sonoro e aquisição de ferramentas de trabalho a quem pretenda narrar com o som e a imagem, numa atuação conjunta como um todo unívoco:

    I) consciencializar e praticar os mecanismos de escuta, como processo alimentador e enriquecedor de memórias e de uma cultura sonora, fundamentais para o (re)equilibrio do par som-imagem, para uma correta leitura e produção audiovisual na animação;

    II) reconstruir e materializar, criativamente, um conjunto de memórias, ideias, ambientes, percepções e registos, através das tecnologias e técnicas de produção áudio digital, criando e gerando novas sensações, interpretações e emoções, no contexto de narrativas sonoras, em si, e narrativas audiovisuais na animação, sobretudo;

    III) saber projetar (do conceito, à criação e à finalização), consolidando saberes adquiridos e pensando utilizando de modo uno o par som-imagem como a componente fundamental na narrativa audiovisual, em geral, e num produto de animação.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos expositivos, demonstrativos, analiticos e participativos, de prática experimental e de realização, em aula/estudio e em trabalho de campo, de exercicios/projetos concretos em regime de tutoria, não deixando de fornecer elementos teóricos e conceptuais necessários e inerentes às especificidades da sonoplastia da e para imagem.

    Visa-se que o/a aluno/a desenvolva trabalhos individualmente e em grupo, como prática para melhor se integrar em futuros projetos cooperativos de e para imagem em movimento.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.

    Chion, M. (2008). A Audiovisão. Edições Texto & Grafia.

    Farnell, A. (2010). Designing Sound. MIT Press.

    Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian.

    Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis.

    Huber, D. M., & Runstein, R. E. (2017). Modern Recording Techniques. Taylor & Francis.

    Schafer, R. M. (1993). The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Inner Traditions/Bear.

    Truax, B. (1984). Acoustic Communication. Ablex Publishing Corporation.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios