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Apresentação
Apresentação
Parte-se do princípio que, no âmbito da história humana, um conjunto de ferramentas, técnicas e protocolos de comunicação constituiram (e constituem) essa própria história, tanto no modo como alteraram a cultura, a sociedade e a percepção/consciência humanas, como no modo como definem, enquanto artefactos, modos de apresentação e de acesso a essa história. Da linguagem e da escrita aos computadores e às redes cibernéticas, passando por relógios, calendários, torres, a perspectiva ou a meteorologia, todos estes dispositivos medialógicos determinaram paradigmas de relação - verbal e não verbal - entre os humanos e entre os humanos e o mundo. Esta Unidade Curricular procura traçar a evolução histórica destes modos materiais de configuração da comunicação ao longo da história, identificando momentos chave desse curso.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-1405
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
0. Pressupostos de uma história materialista da comunicação
1. Oralidade
O grau zero da comunicaçãoA ritualização do mundo
2. Alfabeto e Escrita
"Do mundo mágico da audição para o mundo neutro da visão"A escrita como ordenação do mundo: a formalização do pensamento
3. Livro
Volumen - codex - volumen
A biblioteca e a legibilidade do mundo4. Imprensa
De Guttenberg a Lutero
A fundação do mundo moderno e a circulação do conhecimento5. Electromagnetismo, som e media atmosféricos
A natureza como "transmissor" originário
A distribuição da realidade sensível ao domicílio6. Fotografia e Cinema
A multiplicação das imagens e a gravação do tempoA redescoberta do óptico e os (novos) motivos do real
7. Rádio e Televisão
O paradigma dos meios de comunicação de massa"Drama para uma sociedade dramatizada"
8. Computador e Internet
De JM. Jaquard e C. Babbage a A. Turing e V. BushDescentralização e globalização
Interacionismo social (Web 2.0) e automação maquínica (Web 3.0)
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Objetivos
Objetivos
- Identificar e enquadrar, através dos dispositivos técnicos que os determinaram, os principais paradigmas da história da comunicação (verbal e não verbal) e da produção de conhecimento
- Promover capacidades de análise e de reflexão sobre as relações mútuas entre a produção cultural de significado e a evolução das materialidades técnicas que pré-determinam essa produção
- Problematizar a contemporaneidade enquanto época cuja condição tecnológica é decisivamente determinada por meios de registo, transmissão e processamento automático de comunicação e de informação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Attali, J. Histoire des médias: des signaux de fumée aux réseaux sociaux, et bien après. Fayard, 2021.
Bogalheiro, M. "Para lá dos meios e dos fins: um epítome da ontologia dos media". In Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media, Ed. M. Bogalheiro. Documenta, 2020
Chartier, R. (1992) A Ordem dos Livros. Vega, 1997
Hu, T-H. The Prehistory of the Cloud . Cambridge: The MIT Press, 2015
Hugo, V. (1831) "Isto matará aquilo". In Notre-Dame de Paris. Relógio d'Água, 2020Levinson, P. The Soft Edge - A natural history and future of the information revolution. Routledge, 1997
Kittler, F. (1986) Gramophone, Film, Typewritter. Stanford University Press, 1999
McLuhan, M. (1962) A Galáxia de Gutenberg. Universidade de São Paulo, 1972
Peters, J. D. The Marvelous Clouds. University of Chicago Press, 2015
Platão. Fedro. Edições 70, 2009
Valéry, P. (1928) "A Conquista da Ubiquidade". In Revista de Comunicação e Linguagens , 34/35. Relógio d'Água, 2005
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não