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Universidade Lusófona

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Lusófona está integrado na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona e tem como objetivo formar especialistas aptos a apresentar e analisar informação em ordem ao suporte à tomada de decisão, à promoção e ao desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação no contexto de atividades de gestão da comunicação, quer em organizações públicas quer em organizações privadas. O curso envolve um conjunto de matérias de formação elementar que permitem ao futuro profissional atuar com rigor científico, atualidade tecnológica e capacidade de gestão operativa e estratégica, em domínios que englobam a análise, conceção, produção e implementação de programas de marketing, publicidade e relações públicas.
O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas visa fornecer competências e preparação de base no domínio dos estudos empresariais nas áreas da teoria e prática do Marketing, com especial incidência na Publicidade e Relações Públicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais.

Razões para frequentar este curso

  • Curso com saídas profissionais diversificadas e forte aposta na empregabilidade.
  • Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional nas áreas em que lecionam.
  • Horários adequados a trabalhadores estudantes.
  • Curso que alia a componente teórica à prática.
  • Protocolos com diversas entidades para estagios na área.

Despacho do curso

Despacho n.º 14748/2008, de 27 de maio, alterado pelo Despacho n.º 11751/2014, de 19 de setembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

18/07/2014

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Professor Doutor Rui Estrela

Secretariado

Sónia Luís

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS

Objetivos

O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Lusófona tem como principal objetivo formar especialistas aptos a apresentar e analisar informação, nomeadamente em ordem ao suporte à tomada de decisão, à promoção e ao desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação, ao nível conceptual e abstrato, no contexto de atividades de gestão da comunicação, quer em organizações públicas quer em organizações privadas.

A licenciatura envolve um conjunto de matérias de formação elementar em domínios que englobam a análise, conceção, produção e implementação de programas de marketing, publicidade e relações públicas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas visa a formação de profissionais capazes de desenvolver competências e preparação de base no domínio dos estudos empresariais, nomeadamente nas áreas da teoria e prática da gestão de Marketing, privilegiando, também, as áreas de Publicidade e Relações Públicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes àquelas áreas nas organizações, bem como continuar o seu percurso académico, proporcionando, em particular, os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a frequência de um diploma de 2º Ciclo. Assim, a licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade, Relações Públicas visa complementarmente a aquisição de competências que permitam a todos os licenciados prosseguir a sua formação de 2º ciclo em áreas científicas similares ou afins.

As competências de base a fornecer são:
- Compreender e exercer a função de marketing num contexto de estratégia empresarial; - Conceber e implementar uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços;
- Consubstanciar a estratégia num plano de marketing;
- Conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos de marketing definidos;
- Compreender os problemas de marketing dos clientes;
- Interpretar fielmente os briefings apresentados por estes;
- Traduzir os briefings de marketing em briefings criativos, de media e de planeamento estratégico;
- Orientar e motivar a equipa multidisciplinar constituída para arquitetar as soluções de comunicação que visem responder ao briefing de marketing fornecido pelo cliente;
- Elaborar uma proposta de prestação de serviços de comunicação que integre cada uma ou todas as variáveis de comunicação, incluindo a componente orçamental;
- Controlar o trabalho desenvolvido pela equipa responsável pelo projeto de comunicação em curso com vista ao cumprimento dos prazos estipulados e dos limites orçamentais razoáveis tendo em conta as características próprias do projeto;
- Adotar uma atitude e desenvolver iniciativas que promovam as relações interpessoais mantidas com os clientes da agência tendo como objetivo a criação e a manutenção de relações institucionais sustentáveis;
- Analisar o contexto comunicacional das marcas;
- Procurar informação relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e analisá-la;
- Sustentar a estratégia de comunicação proposta pela agência ao cliente;
- Orientar e acompanhar o processo de desenvolvimento de estudos de mercado em parceria com empresas detentoras do know-how técnico necessário;
- Conceber estratégias de comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos estratégicos da organização.

Equipamentos e Instalações

69 salas de aula
12 laboratórios de informática
4 auditórios
6 anfiteatros
1 cantina e 3 bares
2 centros de computação para os alunos
1 biblioteca
Equipamentos
Videoprojector fixo / Fixed Video projector 30
Videoprojector portátil (requisição) / Portable Video projector (by request) 18
PC/Netbook Portátil (requisição) / Portable PC/Netbook (by request) 20
Retroprojector (requisição) / Overhead projector (by request) 4
Sistema de áudio / Audio System 5
PC Desktop HP7100 -Pentium IV 3GHz -RAM 512 Mb -HD 40Gb 54
PC Desktop HP7600 -Pentium D 2.8GHz -RAM 1 Gb -HD 40Gb 30
PC Desktop HP5800 -Core duo 3.0GHz -RAM 2 Gb -HD 250Gb 72
PC Desktop Dx2420 -Dual Core 2.6GHz -RAM 2 Gb -HD 320Gb 16
Software -SPSS 18 1
Softwre de simulação de gestão -Marketplace Live 1
Software -Pacote Adobe CS5 1

Estudos Futuros

O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas dá acesso a cursos de mestrado no âmbito das Ciências da Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Publicas. A Lusófona e em especial a ECATI oferecem ao licenciado em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas variados mestrados para prosseguimento de estudos dos quais destacamos os seguintes:

Ciências da Comunicação Marketing e Publicidade Sistemas de Comunicação Multimédia Comunicação nas Organizações Produção e Criação em Artes Tecnológicas

Saídas Profissionais

- Gestor de Marketing;
- Gestor de produto;
- Gestor de linha de produtos;
- Gestor de marca; Gestor de Clientes;
- Consultor em marketing;
- Supervisor de contas em agências de publicidade, design e comunicação;
- Assistente de investigação e planeamento estratégico em agências de publicidade, design e comunicação;
- Assistente de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas;
- Técnico de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas;
- Consultor em comunicação e imagem;
- Responsável pela comunicação interna em organizações públicas e privadas;
- Assistente de comunicação no departamento de recursos humanos;
- Assessor de Imprensa; Docente e investigador em ciências da comunicação;
- Docente e investigador em marketing; Docente e investigador em publicidade;
- Docente e investigador em relações públicas.

Observações

O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas nasce da autonomização do ramo de Comunicação das Organizações, da Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura. Sendo o ramo com maior procura por parte dos estudantes e percebendo a crescente especialização da área, o Conselho Cientifico da ULHT decidiu propor uma nova Licenciatura em Comunicação das Organizações: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, aprovada pelo Ministério do Ensino Superior em 2001. Esta licenciatura pretende colmatar a necessidade de quadros de qualidade, nas áreas da Comunicação de Marketing, essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Só uma politica coerente de Comunicação comercial é que garante o entendimento e a satisfação das necessidades dos consumidores e, consequentemente, o sucesso empresarial em contextos concorrenciais competitivos. Aquando da adequação ao processo de Bolonha, a ULHT auscultou as empresas parceiras, nomeadamente aquelas com as quais existem protocolos de estágios, sobre as áreas essenciais de formação. Foi elaborado um inquérito aos docentes e alunos, sobre a estrutura curricular, carga letiva, carga extra-lectiva e objectivos pedagógicos. Analisou-se as licenciaturas semelhantes em instituições de referencia europeias. (e.g., Partindo de uma instituição de referência como é a Universidad Complutense de Madrid, nomeadamente o seu 1º ciclo em Publicidad e Relaciones Públicas, e tendo em conta não somente a proximidade espacial, mas também as relações comerciais e económicas que estes dois países mantêm, no que diz respeito à empregabilidade da área científica que ocupa o curso de 1º ciclo em Comunicação Aplicada, vemos claramente uma analogia entre as duas estruturas curriculares). Foram feitas reuniões com os regentes das unidades curriculares para discussão de propostas de ECTS´s. Em conselho científico foi retificado e aprovado a nova estrutura curricular, assim como o número de ECTS´s correspondentes. Esta adequação provocou uma profunda reestruturação do curso, pelo que se decidiu dar uma nova denominação que demonstrasse o que ele realmente é: Um diploma de 1º ciclo em Comunicação Aplicada ao Marketing, à Publicidade e às Relações Públicas. Sendo um curso que se enquadra na área das Ciências da Comunicação, área há muito reconhecida pela Fundação Ciência e Tecnologia, o curso fornece aos estudantes um sólida formação base em Comunicação e uma formação especifica nas áreas da Comunicação Comercial (Marketing, Publicidade e Relações). A formação de quadros de língua portuguesa em Comunicação Aplicada tem mostrado sucesso, sendo muitos dos alunos oriundos dos PALOP. Já estando este ciclo em funcionamento em Angola, espera-se alargar aos outros países. O sucesso deste curso pode ser constatado quer pela procura de novos estudantes, que todos os anos preenchem as suas vagas, como pelo elevado nível de empregabilidade verificado.

Áreas Científicas

Jornalismo e reportagem | Marketing e publicidade | Informação e jornalismo

Plano de Estudos

Despacho n.º 14748/2008, de 27 de maio, alterado pelo Despacho n.º 11751/2014, de 19 de setembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Metodologias de Análise da Imagem1º Semestre6
Técnicas de Expressão Escrita1º Semestre6
Teoria da Publicidade1º Semestre6
Teoria das Relações Públicas1º Semestre6
Teoria do Marketing1º Semestre6
Computação de Imagem Digital2º Semestre6
Comunicação e Globalização2º Semestre4
Design 2º Semestre6
Estatística2º Semestre4
Inglês Aplicado2º Semestre2
Teoria dos Media2º Semestre4
Teorias e Modelos da Comunicação2º Semestre4
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Gestão da Comunicação1º Semestre4
História dos Meios de Comunicação1º Semestre4
Marketing Estratégico1º Semestre4
Metodologias de Análise do Texto e do Discurso1º Semestre6
Métodos de Pesquisa e de Investigação1º Semestre4
Processos Criativos1º Semestre4
Semiótica1º Semestre4
Computação Multimédia e Interactividade2º Semestre6
Comunicação Interna2º Semestre4
Cultura Visual 2º Semestre4
Estudos de Mercado2º Semestre4
Marketing Internacional2º Semestre4
Marketing Operacional2º Semestre4
Planeamento de Meios2º Semestre4
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Atelier de Marketing1º Semestre6
Atelier de Publicidade1º Semestre6
Atelier de Relações Públicas1º Semestre6
Opção I1º Semestre12
Comportamento do Consumidor2º Semestre4
Introdução à Economia2º Semestre4
Lançamento de Novos Produtos2º Semestre4
Marketing Digital2º Semestre6
Opção II2º Semestre12

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alexandra Maria De Sousa Veloso BarradasMestradoTempo Parcial
Ana Beatriz Terrinca GaminhaLicenciaturaTempo Parcial
Ana Rita Esteves Da Cunha GarciaLicenciaturaTempo Parcial
Artur Olimpio Ferreira Gonçalves Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Augusto Deodato GuerreiroAgregaçãoTempo Integral
Carlos Alberto Trouvillet PessoaMestradoTempo Parcial
Carolina Chadwick Luís PimentaLicenciaturaTempo Parcial
Célia Gamboa Da FonsecaDoutoramentoTempo Integral
Cristina Alexandra Figueiredo SantosDoutoramentoTempo Parcial
Eduardo Manuel Machado De Moraes Sarmento FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Fernanda Maria Peixoto Pereira DoutoramentoTempo Integral
Gonçalo Xufre Gonçalves Da SilvaDoutoramentoTempo Parcial
Joana Casteleiro Alves Pitrez FerreiraDoutoramentoTempo Parcial
Joana Isabel Martinho BicacroMestradoTempo Parcial
Jorge Bruno Da Costa VenturaMestradoTempo Parcial
José Carlos Santos NevesMestradoTempo Integral
José Manuel De Figueiredo Gomes PintoDoutoramentoTempo Integral
Luis Cláudio Dos Santos RibeiroAgregaçãoTempo Integral
Luis Manuel Ramos De Macedo E SousaLicenciaturaTempo Parcial
Manuel José Carvalho Almeida DamásioAgregaçãoTempo Integral
Maria Eugénia Rodrigues VicenteLicenciaturaTempo Integral
Maria Manuela Da Silva Correia De Brito E Nunes Dos SantosLicenciaturaTempo Parcial
Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes FloresDoutoramentoTempo Parcial
Marta Maria Cordeiro LopesDoutoramentoTempo Integral
Paula Bela Rosa Luís LopesDoutoramentoTempo Parcial
Paulo Jorge Quaresma FerreiraMestradoTempo Integral
Pedro Miguel Figueiredo Da SilvaLicenciaturaTempo Parcial
Pedro Miguel Pereira De SousaMestradoTempo Parcial
Rui Carlos De Lemos Correia EstrelaDoutoramentoTempo Integral
Rui Jorge Rodrigues LançaLicenciaturaTempo Parcial
Rute Maria Da Silva Proença MuchachoMestradoTempo Integral
Sara Henriques Fonseca Azevedo VaquinhasMestradoTempo Parcial
Timóteo De Almeida RodriguesMestradoTempo Integral
Victor Manuel Esteves FloresDoutoramentoTempo Integral

Valores

Alunos externos 0 €
Acesso 180 €
Mudança de curso 63 €
Titulares de curso superior 180 €
Maiores de 23 180 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula217 €
Inscrição310 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 338,1 €
Valor por ECTS 11,27 €