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Apresentação
Apresentação
- Perspectivar a comunicação aplicada no contexto organizacional e perceber como se devem potenciar os recursos de comunicação;
- Dar a conhecer de modo articulado, global e coerente, as mais-valias decorrentes das modernas teorias da gestão aplicáveis à comunicação interna das organizações
- Entender diferentes lógicas e estratégias de comunicação internas
- Conjugar articuladamente os diferentes recursos de comunicação na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação de estratégias e planos de comunicação organizacional;
- Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiênica face a objetivos e contextos concretos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-7040
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA
- Objeto e essência da Comunicação Interna
O CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA
- Processos de decisão e de desempenho,
- Especialidades de Comunicação integrada, Públicos, mensagens e suportes
COMUNICAÇÃO INTERNA
- Conceitos
- Modelos de comunicação Interna
- Análise de estudos de caso
METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
- Princípios de Comunicação Aplicada Análise e diagnostico estratégica
- Elaboração implemetanção e Gestão de estratégias e planos
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Objetivos
Objetivos
- Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações;
- Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando no ambientes interno;
- Perspectivar a Comunicação Interna no contexto de políticas de comunicação global das organizações e a sua importância como recurso estratégico;
- Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégica;
- Entender e enquadrar estratégias e planos de Comunicação Interna;
- Trabalhar sobre diferentes técnicas de comunicação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso do moodle como ferramenta de apoia às aulas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Pfeffer. (1998). The Human Equation: Building profits by putting people first. Boston, MA: Harvard. Business School Press.
- Remondes, J. (2011). Marketing Interno e Comunicac¿a¿o, Viseu, Psicosoma.
- Cowan, D. D. (2014). Strategic Internal Communication: How to Build Employee Engagement and Performance (1 edition). London: Kogan Page.
- CORNELISSEN, J. (2004). Corporate Communications, Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London.
- Almeida, V. (2000). A comunicac¿a¿o interna na empresa. Lisboa, Praxis.
- Brum, A. M. (1994). Endomarketing: Estrate¿gias de Comunicac¿a¿o Interna para Empresas que Buscam a Qualidade e a Competitividade. Porto Alegre: Ortiz.
- Kunsch, Margarida. (1999). Gesta¿o integrada da comunicac¿a¿o organizacional e os desafios da sociedade contempora¿nea. Comunicac¿a¿o & Sociedade. no 32, Sa¿o Bernardo do Campo.
- Kunsch M. (2003). Planeamento de relac¿o¿es pu¿blicas na Comunicac¿a¿o integrada. Sa¿o Paulo: Summus.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não