filmeu

Disciplina Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projecto de comunicação. Estes princípios visam servir dois objectivos principais: uma apresentação de projecto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos envolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correcto com os profissionais da área.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Metodologia projectual - etapas e processos;
    - Processos criativos - brainstorming;
    - Noções de tipografia - famílias, estrutura, desenho, aplicação;
    - Noções de composição - grelhas de apoio, hierarquia de informação.
    - Tipos e formatos de imagens, sistemas de cor.
    - Aplicação de desenho vectorial - documento, formas base, aplicação de cor, técnicas
    de selecção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bézier, controlo e transformações de traço, combinação de objectos, organização do trabalho em camadas, importação e manipulação de imagens, extrair fundos, funções base de texto, texto dinâmico.
    - Tratamento e manipulação de imagens digitais - documento, menus, canvas, layers, ferramentas de selecção, crop e cor; máscaras, elementos de formas vectoriais, layer styles, utilização de texto e cor, correcção de cor, filtros, efeitos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Durante o período letivo o aluno deverá assimilar os princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação. Irá desenvolver critérios estéticos que permitirão construir uma composição com os requisitos necessários para a sua apresentação. Terá também de adquirir os principais conhecimentos para a utilização do software de desenho vetorial, assim como complementar com a utilização do software de manipulação de imagem. Ao longo do semestre terá de realizar um projeto prático onde irá trabalhar noções e conceitos de «Identidade Visual».

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos impressos e ecrã.
    Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático, em grupos de 2, com acompanhamento em aula.
    A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de projeto de campanha de comunicação para cliente real.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres.

    - Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.

    - Samara, T. (2017). Making and Breaking the Grid, Second Edition, Updated and Expanded: A Graphic Design Layout Workshop. London: Rockport Publishers.

    - Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios