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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular contribui com uma base solida de conhecimentos especificos sobre o comportamento do consumidor para a formacao cabal dos estudantes deste ciclo de estudos. Para isso, foca o dominio da sua abordagem e do seu campo de acao nos seguintes propositos:
- Dominar os fundamentos do comportamento do consumidor para a construcao de estrategias de marketing de sucesso;
- Proceder a diagnosticos e intervencoes adequados, bem como identificar cenarios e tendencias globais dos comportamentos de consumo;
- Compreender o consumidor responsavel como ator individual e ator social;
- Discutir os desafios do ciberconsumo;
- Melhorar a experiencia do consumidor, atraves do conhecimento cabal do seu comportamento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introducao ao comportamento do consumidor: 1.1. Contexto do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Cenario atual
2. Caracteristicas do consumidor: 2.1. Caracteristicas internas; 2.2. Caracteristicas externas
3. Decisao de compra: 3.1. Processo da decisao de compra; 3.2. Parametros da compra
4. Consumo digital: 4.1. Fundamentos do contexto online ; 4.2. Caracteristicas do ciberconsumidor; 4.3. Desafios da transformacao digital
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Objetivos
Objetivos
Assimilar os conceitos fundamentais do comportamento do consumidor, bem como os seus campos de estudo e aplicacao.
Consolidar e aprofundar conhecimentos de marketing aplicados ao estudo do comportamento do consumidor.
Perceber a influencia das caracteristicas do consumidor nos comportamentos de consumo.
Caracterizar o processo da decisao de compra e os parametros da compra.
Conhecer as caracteristicas e os desafios do consumo digital.
Debater o consumo responsavel sob as dimensoes da sustentabilidade.
Aplicar os conhecimentos teorico-praticos de comportamento do consumidor em casos praticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposicao sintetica e critica dos conteudos programaticos e promocao do debate geral, pela docente - inclui o recurso a tecnologias para visualização de vídeos pedagógicos e conferencias online com convidados.
Participacao nas sessoes letivas e realizacao das avaliacoes de conhecimentos, pelos estudantes - inclui o recurso a tecnologias para realizacao online dos momentos de avaliacao.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Babin, B.J. & Harris, E.G. (2022). CB9. Cengage.
Gupta, S. (2021). How people buy online: The psychology behind consumer behaviour. SAGE.
Hansen, A. & Nielsen, K.B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan.
Huang, H. (2023). Consumer psychology: Theories & applications. SAGE.
Kaye, L. (2022). Issues and debates in cyberpsychology. Open University Press.
Llamas, R. & Belk, R. (2023). The Routledge handbook of digital consumption (2nd ed.). Routledge.
Sethna, Z. (2023). Consumer behaviour (5th ed.). SAGE.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não