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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular (UC) de Marketing Operacional apresenta uma visão específica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais.
Nesta perspetiva, a UC fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial.
Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-7047
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
* O processo de Marketing
* Planeamento estratégico orientado para o Mercado
* Análise do ambiente de Marketing (Análise Externa/Interna) * Produto
* Preço
* Promoção
* Distribuição
* Força de Vendas
* Avaliação e Controlo
* Apresentar uma visão geral de diferentes tipos de Marketing, como por exemplo: Marketing Setorial, Marketing B2B, Marketing de Serviços, Marketing Social, Marketing Desportivo, Marketing Relacional, Marketing Turístico, entre outros.
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Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos:
- Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos;
- Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial;
- Apresentar as principais variáveis do marketing mix e como se desenvolvem para atingir os objetivos da empresa;
- Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing;
- Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão usadas metodologias ativas de aprendizagem com vista à promoção da reflexão e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing, na sua vertente mais operacional.
Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática.
Em avaliação contínua:
- Trabalho de Grupo (escrito) - 40%
- Trabalho de Grupo (apresentação) - 10%
- Teste escrito - 50%
Em exame de recurso:
- Os alunos realizarão um teste escrito que corresponde a 100% da nota final (nota mínima de aprovação de 9,5 valores).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P, Armstrong, G., Opresnik, M.O. (2023) - Principles of Marketing, Pearson Education, 19th edition.
Kotler, P. e Keller, K. (2012) - Administração de Marketing - Edição Novo Milénio. Northwestern University.
Kotler, P., Keller, E., Hansen, T., Brady, M. e Goodman, M. (2016) - Marketing Administration. Pearson Education Limited, 3rd edition.
Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1a Edição, Publicações D. Quixote.
McDonald M., e Wilson, H., (2011) - Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, 7a Edição, John Wiley & Sons Ltd.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não