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Disciplina Estudos de Mercado

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende ajudar os alunos a utilizar conceitos, instrumentos e princípios de marketing no âmbito da compreensão, descrição e explicação de comportamentos relevantes de mercado, consumidores, concorrentes e tecnologia.

     

    A disciplina está desenhada para prestar atenção específica aos métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa que suportam a identificação, medida e controlo das variáveis nucleares à qualificação da Orientação ao Mercado das Organizações.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.         Introdução aos estudos de mercado: conceitos genéricos

    1.1.      Definição de estudos de mercado. A sua importância. Aplicações

    1.2.      Áreas de aplicação dos estudos de mercado

    1.2.1.   Produto|Embalagem|Preço|Distribuição|Publicidade e ações promocionais

    2.         Tipologia dos Estudos de Mercado

    2.1 Estudos qualitativos: Métodos de recolha de dados Qualitativos: Focus Group e Entrevistas Pessoais

    2.2 Estudos quantitativos: Desenho de estudos quantitativos : Desenho e aplicação dos questionários.

    3. Consumer trends e exercícios de Cool Hunting : consumer personas

    4. Novas tendências nos Estudos de Mercado

    a) Estudar o consumidor na era da internet social ( Behavioral advertising, web analytics, ratings, grupos e fóruns

    b) Quando os consumidores recolhem os seus dados ( self-reports,storytelling,blogging)

    c) o nosso corpo também fala ( EEG, fMRI, Eys Tracking, Face Reading, GSR ( Galvanic Skin reponse

    5.Aplicações emergentes dos estudos de mercado (exercícios e casos práticos)

  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular está desenhada para prestar atenção específica aos métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa que suportam a identificação, medida e controlo das variáveis nucleares à qualificação da Orientação ao Mercado das Organizações.

     

    Pretende-se, pois, que os alunos:

     

    Compreendam o quadro de referência e utilidade estratégica do conhecimento e previsão de comportamentos de mercado;

    Se familiarizem com várias das mais comuns metodologias aplicadas na obtenção e análise de informação de mercados, com vista à sua compreensão e domínio.

    Adquiram suficiente capacidade para desenvolver habilidades técnicas para a sua implementação no âmbito específico da Gestão da Inovação, compreensão, descrição e explicação ;

    Reconheçam situações gerenciais/decisionais com elevada exigência em Orientação ao Mercado, as clarifiquem e adoptem estratégias maximamente a adequadas para as superar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

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    AAKER, David A., LEONE, Robert, S. Day GEORGE e KUMAR, V. - Marketing Research. 10ªedição. JOHN WILEY AND SONS LTD, 2009. 9780470317259

    LOPES, José Luis Pessôa - Fundamental dos Estudos de Mercado. Lisboa: Edições Sílabo, 2007. 9789726186137

    MALHOTRA, Naresh K., SPSS Inc - Marketing Research: An Applied Orientation. 6ª edição, Prentice Hall, 9780136094234

    OLIVEIRA, A. Machado - Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230. Escolar Editora

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